Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março 26, 2008

A química do networking

Para aumentar sua rede de contatos, fuja dos amigos nos encontros profissionais Por Fabiana Corrêa Um estudo feito por professores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, sobre os encontros promovidos para que as pessoas aumentem sua rede de contatos, deu algumas dicas de como fazer sucesso nessas reuniões. Segundo os professores Paul Ingram e Michael Morris, há algumas maneiras de ser bem-sucedido nesses eventos. Encontros de associações de classe, seminários patrocinados por grandes empresas, encontros de ex-alunos, não importa, levar pessoas conhecidas nessas ocasiões reduz as chances de fazer bons contatos. Aproximar-se de pessoas já conhecidas também tem o mesmo efeito. Nos dois casos, o motivo é o mesmo. Quando há a possibilidade de se ligar a alguém já conhecido, é comum fazer menos esforço e optar pelo que é mais confortável. Outra coisa: um fenômeno conhecido como homofilia, a tendência de nos agruparmos com os semelhantes - em termos de sexo, raça, educação, origem e

Diga não!

É isso o que propõe o antropólogo americano William Ury, de 53 anos, em seu mais recente livro, O Poder do Não Positivo (Editora Campus/Elsevier), lançado no Brasil no mês passado. William é professor da Universidade Harvard e um dos maiores especialistas em negociação do mundo. Confira sua entrevista a VOCÊ S/A: * O que é o "não positivo"? Se seu chefe pede para você trabalhar no fim de semana, você diz que iria se não tivesse um compromisso importante na família. Mas aceita trabalhar todo dia até tarde da noite para compensar. * Os executivos estão prontos para dizer não? Os verdadeiros líderes sabem dizer não. Há alguns anos, tomando café da manhã com Warren Buffett (investidor americano), ele me disse: "No meu negócio a palavra-chave é não. Tudo o que eu faço é olhar os investimentos e depois dizer não, não e não, até achar o que eu quero". * O senhor poderia dar um exemplo de empresa que pratica a teoria do não positivo? A mais rentável companhia aérea do mundo