Pular para o conteúdo principal

Vesti a camisa da empresa e esqueci de colocar a minha.


 Por Juliana Starosky

Você já deve ter parado para pensar sobre esse tema, não é mesmo. Talvez, tarde demais quando surgiu uma não promoção prometida, uma recusa de aumento de salário, uma avaliação de performance que não faz sentido com sua entrega, e o mais temido pelos profissionais uma demissão.


Fique tranquilo, você não é o único profissional que passa por isso, assim como você milhares vestem a camisa da empresa, dormem com ela e esquecem de olhar para si mesmos. É o que chamamos de “viver no piloto automático da carreira”, quando você vive tão intensamente o dia a dia da empresa que esquece de pegar uma horinha para voltar para si mesmo e refletir: “O que eu quero”, “Quem eu sou nessa empresa”, “Essa empresa me valoriza?”, “Essa empresa me proporciona bem-estar ou ela me tira o sono?”.


Muitos quando chegam até a mim, não sabem por que vieram, mas algo pré-consciente e outros até tem consciência: “tem algo que não está legal e eu preciso me preparar para o futuro”. As queixas são muitas, como:


1. “Juliana, sei que meu salário esta bem abaixo do mercado que estou meu colega que não tem a experiência que possuo já está com X e eu não consigo aumentar isso aqui na empresa, por mais que eu tente fica sempre no mesmo.”


2. “Juliana, eu amo onde estou há mais de 10 anos, mas sinto que tem algo que eu não sei o que exatamente, preciso avaliar em minha carreira. Chegou a hora de planejar meu futuro profissional.”


3. “Juliana, eu não compactuo com as atitudes que o CEO da empresa tomou, acredito que a falta de honestidade para mim, em causa insônia e eu preciso mudar.”


4. “Juliana eu organizei todo o processo da empresa, agora que está tudo rodando a Diretora chegou até a mim e me desligou porque quer alguém com salário menor para tocar a operação, ela me disse que sou caro.”


5. “Juliana, encontrei uma fraude nas contas da empresa e quando cheguei para falar com o Diretor Financeiro ele me mandou embora.”


6. “Juliana, eu não sei o que acontece, mas eu não durmo mais sinto que estou estagnado na empresa, não vejo mais para onde crescer e as tarefas que faço são repetitivas e isso não me motiva mais.”


Bem, aqui daria para escrever um livro de umas 100 páginas com queixas dos profissionais sobre o que os fazem repensar suas carreiras ainda empregados e outros que deixaram ou foram deixados de seus empregos sem ter tempo o suficiente de pensar e são colocados com total culpa e desespero na busca por um novo trabalho.


A grande questão é, olhe para si hoje. Se você fosse elaborar uma lista de pontos fortes seus como profissional o que colocaria? E esses pontos fortes alinhados ao CHAVE (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoção) juntamente com a situação econômica e financeira, além da política da empresa onde você está, fazem conexão ou não mais?


Quando digo: “fazem conexão” é quando as coisas têm sinergia. Tudo na vida, tem um início meio e fim, ninguém gosta de pensar sobre esse assunto, mas é importante você saber que nada é para sempre, nem mesmo seu tempo dentro de uma empresa.


E, você sabe seu valor como profissional no mercado de trabalho? Se você, for buscar algo novo além do networking próximo de amigos, que outras pessoas poderiam lhe ajudar? Existem demandas aquecidas em seu mercado alvo, ou estamos em um cenário atípico e sabendo disso qual seria a fonte de renda que você teria para esperar esse mercado retomar?


É fundamental você aceitar a vulnerabilidade de que na carreira existem ciclos, uns que se fecham para novos abrirem, aceite isso e livre-se da comparação e culpa. Um grande erro dos profissionais é olhar quem está “feliz” no mercado porque no LinkedIn as pessoas só colocam a parte “bonita” da vida profissional e se sentirem infelizes.


Não estou pedindo para você pedir demissão hoje, mas para você parar um pouco e voltar para si mesmo e refletir: “Onde quero estar daqui 5 anos, fazendo o quê e ganhando quanto?”

Além disso, quais os recursos e hábitos que você necessita e direção que precisa ter para seguir com seu projeto de vida e carreira.


Afinal, só não muda quem não estiver em movimento e sabe como se posicionar e construir confiança em seu mercado alvo. Sim, as oportunidades são fundamentais, mas entender que para se construir confiança se leva um tempo e que para isso é fundamental você ter uma estratégia também.


Agora lhe pergunto: Que hora do dia hoje você irá pegar para olhar para si e sua carreira?

Caso precise de ajuda para construir seu projeto de carreira, conte comigo! Será um prazer lhe ajudar a transformar sua vida e de sua família, afinal mudando você existe um impacto positivo a sua volta.


"Se você pode sonhar, você pode fazer."

Walt Disney

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Soluções para Profissionais, clique aqui

Conteúdos para sua carreira, clique aqui


Fundadora da Starosky Consultoria de RH desde 2012 | Headhunter | Mentora em Recolocação & Transição de Carreira |+ 3mil assessorados | + 15 anos em Executive Search |+ 44k seguidores |+ 27k conexões e 171 artigos publicados


Possui experiência em mais de 15 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criou um Blog para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho. Saiba mais: clique aqui


  • Contatos:

  • WhatsApp: (11) 97319-9230

  • juliana@staroskyconsultoria.com.br

  • www.julianastarosky.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Briefing para profissionais em busca de recolocação ou nova colocação.

Prezados Amigos, Encaminho para quem tiver interesse e necessidade de um modelo de briefing profissional para encaminhar ao seu networking em busca de uma nova colocação ou recolocação profissional. O Briefing pode ser encaminhado tanto por e-mail, como pelos grupos profissionais do LinkedIn. Desejo sucesso em suas buscas. Grande abraço, Juliana Starosky Consultora em Gestão de Talentos LinkedIn:  http://br.linkedin.com/in/julianastarosky           ____________________________________________________ Prezado XXX, Tomo a liberdade em contatá-lo, pois sou Executivo na área de XXX e atualmente estou buscando apoio a uma nova colocação e/ou recolocação em meu projeto de continuação de carreira. Possuo desenvolvimento de carreira em empresas multinacionais e nacionais como: XXXX, YYYY, ZZZ e MMMM. Experiência profissional há XX anos no mercado de alta tecnologia, mais especificamente no segmento de XXX. Desenvolvimento de soluções tecnológicas em redes de voz, dados e víd

Planeje sua carreira!

  Olá Profissional, a dica é assumir o controle dentro do possível, e ter um planejamento e direcionamento em sua vida profissional.

Emoções na pandemia

Durante a pandemia muitos profissionais estão se queixando de diversas emoções pela dificuldade de lidar com elas. Calma, tudo isso é comum e cabe a você buscar apoio de um psicólogo especializado em saúde mental.  Algumas empresas estão oferecendo esse benefício, já outras não! Então cabe a você cuidar de sua mente e corpo. Aqui tenho parceria com profissionais de alto nível e com CRP ativo, que prezam pela ética profissional e confidencialidade durante o processo do atendimento online.  #julianastarosky #terapia #pandemia #psicologo