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7 coisas que o Headhunter avalia quando sai para caçar um profissional no mercado.


Por Juliana Starosky

Um headhunter é um caçador de cabeças, ele atende uma empresa cliente na busca por um profissional X e faz isso porque a empresa tem a vaga como confidencial e não pode fazer internamente ou porque quer alguém com experiência para fazer esse projeto porque esse profissional possui uma boa rede de contatos e sabe mapear ativamente quem são os profissionais alvo em curto tempo.

A facilidade do headhunter é que ele tem competências necessárias para avaliar esse mercado alvo e sabe nagevar perfeitamente entre empresas e candidatos com muita ética e profissionalismo, bom isso é o que se espera de um headhunter de alto nível.

Agora, saiba o que um Headhunter avalia em seu perfil quando lhe entrevista para uma oportunidade em seu cliente (empresa contratante), confira:

1. Experiência em seu segmento de atuação : normalmente, é exatamente o mesmo de seu cliente. Exemplo: Você é um Gerente Financeiro da Indústria de Petróleo, normalmente essa é outra empresa interessada em seu perfil, porque já conhece a burocracia do setor;

2. Experiência em sua área de atuação: a senioridade na função que você ocupa;

3. Conhecimentos e Habilidades: a empresa tem uma relação de pré-requisitos técnicos e comportamentais que repassa ao headhunter e ele irá avaliar se você atende o que seu cliente solicita;

4. Atitude: A empresa que está contratando costuma solicitar alguém com perfil "mão na massa", "sangue nos olhos" - já ouvi tanto isso de clientes - "Juliana, quero alguém com sangue nos olhos e mão na massa";

5. Valores: A empresa tem sua cultura e normalmente costuma olhar para o profissional e mesmo que ele seja perfeito para a oportunidade, se não estiver alinhado os seus valores a cultura da empresa não irá contratar;

6. Emoção (Inteligência Emocional): sabemos que cada vez mais, as empresas exigem de seus profissionais, não vamos entrar em casos particulares, mas aquelas saudáveis ok? Então, essas empresas tem uma demanda e esperam que o profissional atenda. Um Diretor, normalmente não pode ter um Gerente em sua equipe com uma certa instabilidade emocional, que a todo momento gera conflito com a equipe e faz esse Diretor fazer o papel que é do Gerente, que é liderar;

7. Negociação Salarial: As empresas tem um valor mínimo, médio e máximo para abordar o mercado de trabalho e é com esse valor que irão negociar com os profissionais as suas ofertas. Esse item, pode retirar um profissional de um processo seletivo, porque a empresa pode entender como alguém acima do que pode pagar.

Por fim, após mapear o mercado no nicho alvo o headhunter irá realizar um relatório customizado e apresentar ao seu cliente entre 3 a 6 candidatos para a oportunidade. Então, cabe aqui ao RH e o dono da vaga concordarem em entrevistar os profissionais e seguir com o processo.

Fez sentido, gostou? Então, comente aqui embaixo e compartilhe com sua rede!

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Juliana Starosky

Ajudo você Executivo e Gerente a construir a sua marca no mercado de trabalho | +18 anos em Executive Search, Headhunter, Coach, Psicóloga |+ 45k seguidores | 191 artigos publicados

Possui experiência de 18 anos em Executive Search na busca por Gerentes e Diretores no Brasil, com mais de 10 mil entrevistas já realizadas e mais de 3mil talentos assessorados em seus desenvolvimentos de carreira. Presente no LinkedIn desde 2007, possui mais de 44 mil seguidores. Em 2008 criou um Blog do Headhunter para auxiliar profissionais que precisavam de ajuda para melhor se posicionarem no mercado de trabalho, hoje com 210.024 acessos.

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