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Como conserto uma contratação errada?

21/09/2011   Por  Gilberto Guimarães - responde Sou diretora de um pequeno departamento da empresa que está em expansão. Há dois meses, surgiu a necessidade de recrutar um novo funcionário e, após algumas indicações e conversas com conhecidos, cheguei a uma candidata. Como ela possuía um bom currículo e estava trabalhando na concorrência, fiz uma entrevista e fechei a contratação rapidamente. O problema é que, no dia a dia, as coisas não estão saindo como imaginava. Embora tenha competência, o lado comportamental da funcionária é bastante problemático e isso já está causando impacto negativo no restante da equipe. Como tirei essa pessoa de outra empresa, sinto culpa em demiti-la após tão pouco tempo. Como posso resolver essa situação? Resposta: Diretora, 38 anos: Esta é uma situação extremamente comum. A maioria das pessoas é escolhida e contratada por suas competências técnicas, mas acaba perdendo o emprego por problemas de relacionamento e aspectos comportamentais. A melhor forma d

Para ter mulheres no topo, as empresas precisam mudar

21/09/2011   Por  Vívian Soares | De São Paulo Ampliar imagem Segundo Dixon, companhias que querem ter mais executivas precisam rever as exigências de certos cargos, como os que demandam viagens e longas jornadas As cotas para mulheres nos níveis mais altos de gestão podem não ser a melhor garantia de oportunidades iguais para ambos os sexos. A solução para conquistar equilíbrio entre os gêneros no topo está na meritocracia, associada à adoção de políticas corporativas mais amigáveis para a família e ao reforço dos programas de mentoring para executivas. A conclusão é de Martin Dixon, diretor da Hays Executive, braço de recrutamento de alta gerência da consultoria Hays. A empresa tem conseguido 'pender a balança' um pouco mais para o lado delas: dentre os postos negociados pela companhia em 2010, 21% foram ocupados por mulheres, enquanto a média mundial foi de 15%. Em recente visita ao Brasil, Dixon concedeu a seguinte entrevista ao  Valor : Valor:   Quais benefícios as compan

Quase metade dos executivos quer trocar de emprego em até três anos

21/09/2011   Por  Letícia Arcoverde | Valor SÃO PAULO -  Uma pesquisa da consultoria DBM com 770 executivos de diversas áreas mostrou que 45% deles não gostariam de ficar mais do que três anos na empresa em que trabalham. Os mais dispostos a trocar de emprego estão na área de finanças (58% dos profissionais consultados), seguida pela área jurídica (54%) e de vendas (53%). Executivos financeiros também lideram na vontade de mudar de companhia no curto prazo – 24% disseram que trocariam de corporação em menos de um ano. O desengajamento pode ser explicado pelo aquecimento do mercado de trabalho e a valorização da mão de obra qualificada, uma vez que 34% das vagas abertas para executivos no acumulado de janeiro a agosto deste ano, segundo a DBM, foram para profissionais da área financeira. (Letícia Arcoverde | Valor) Fonte: Valor Econômico.

Coaching Funciona - Eric Schmidt CEO Google teve o seu.

Fonte: Youtube

Qual executivo você é e qual gostaria de ser?

Administração da empresa pede pessoas focadas na integração de resultados, pessoas, estratégia e cultura Líder, Gestor, Dirigente. Você consegue fazer uma auto-avaliação e descobrir qual das três nomenclaturas se encaixa melhor no seu perfil de executivo? Ou, para qual delas você gostaria de direcionar sua carreira? Segundo Bethânia Tanure, pesquisadora e professora de gestão da PUC Minas Gerais,  a diferença entre ser um gestor, líder ou dirigente está na forma como cada um canaliza as energias da empresa em busca do que considera ser o melhor para a corporação . Veja as diferenças de cada perfil, conceituadas pela especialista: Gestor É um cargo formal de chefia. O gestor é eficiente na criação de bases para resultados empresariais sustentáveis, na articulação e viabilização dos componentes mais racionais da gestão de uma empresa. Líder    É aquele que opera com a energia que mobiliza a empresa. Seu foco está na dimensão mais emocional da gestão, formada por pessoas, liderança

Case de sucesso: Laboratório Sabin – Gestão pelo amor

O ato de cuidar dos colaboradores está no DNA do  Laboratório Sabin  e as duas sócias, as empresárias e bioquímicas  Janete Ribeiro Vaz  e  Sandra Soares Costa , acreditam que o “jeito família” de gerenciar as pessoas, criando vínculos emocionais e um ambiente que favorece o relacionamento, é o melhor caminho para a eficiência e eficácia. Clique aqui  e leia na íntegra a reportagem sobre o modelo de gestão do Laboratório Sabin, originalmente publicada na revista Brasil: Presença na Gestão que Dá Certo – edição especial de março de 2011. Fonte: HSM Management Brasil.

Pega na mentira: veja como identificar as características de quem mente

Há quem minta mais e muito melhor do que as outras pessoas Foto:  Stock.Xchng  /  Divulgação Mentirosos não têm medo de que as pessoas desconfiem Todo mundo mente. Há, inclusive, quem defenda que a civilização foi construída sobre uma sólida base de mentiras, falsidades e conceitos abstratos aceitos como verdadeiros, sem que se tenha deles a mais pálida constatação de veracidade.  — A mentira esteve a ponto de destruir a humanidade em diversas ocasiões, mas pode-se dizer que foi ela que nos trouxe até aqui — afirma o biólogo Alan Grafen, estudioso do comportamento humano. Pesquisas na década de 60 examinaram as reações fisiológicas de universitários em laboratórios quando eles mentiam. Foram observadas as variações no ritmo da respiração, elevação da voz, a forma como se movimentam, entre outros trejeitos. Grafen também concentrou seus estudos no papel da mentira na evolução humana. Ele concluiu que a mentira social é sintoma de equilíbrio numa sociedade avançada. Quanto mais inte

Um guia para driblar a timidez em eventos profissionais

Saiba quais são as atitudes práticas para conhecer novas pessoas sem bancar o inconveniente Talita Abrantes , de  Creative Commons Procure grupos recém-formados, mas não fique preso às mesmas pessoas durante o restante do evento São Paulo – O evento de negócios está agendado para daqui a um mês, mas desde já você sente calafrios só de pensar em como abordará estranhos ou conversará com potenciais clientes? Esse tipo de frio na barriga não está restrito apenas ao seu currículo. Como você, de acordo com especialistas, muitos profissionais precisam ultrapassar alguns de seus próprios limites para ficar confortáveis seja em feiras de negócios, almoços corporativos ou, simplesmente, um seminário da área. “Muitas coisas não acontecem nesses eventos, simplesmente, porque as pessoas ficam embaraçadas”, diz Julio Bonrruquer, diretor regional de São Paulo da consultoria De Bernt Entschev Human, que já atuou na coordenação de eventos da Câmara de Comércio Americana. Mas é possível con

6 maneiras de melhorar seu networking

Manter bons contatos ajuda na hora de buscar investimentos e aproximar-se de parceiros e clientes Camila Almeida , de  Além de conhecer novas pessoas da área do seu interesse, é importante manter contato e também ajudar para ser lembrado São Paulo - Manter uma boa rede de contatos é fundamental para quem tem um negócio, especialmente para quem está começando. Frequentando eventos de relacionamento e espaços voltados a empreendedores, você poderá conhecer potenciais parceiros e pessoas que podem abrir portas junto a clientes e potenciais investidores. Confira seis dicas para ampliar e melhorar o seu networking. Stock.Xchange Além de conhecer novas pessoas da área do seu interesse, é importante manter contato e também ajudar para ser lembrado São Paulo - Manter uma boa rede de contatos é fundamental para quem tem um negócio, especialmente para quem está começando. Frequentando eventos de relacionamento e espaços voltados a empreendedores, você poderá conhecer potenciais parceiros e