É isso o que propõe o antropólogo americano William Ury, de 53 anos, em seu mais recente livro, O Poder do Não Positivo (Editora Campus/Elsevier), lançado no Brasil no mês passado. William é professor da Universidade Harvard e um dos maiores especialistas em negociação do mundo. Confira sua entrevista a VOCÊ S/A:
* O que é o "não positivo"? Se seu chefe pede para você trabalhar no fim de semana, você diz que iria se não tivesse um compromisso importante na família. Mas aceita trabalhar todo dia até tarde da noite para compensar.
* Os executivos estão prontos para dizer não? Os verdadeiros líderes sabem dizer não. Há alguns anos, tomando café da manhã com Warren Buffett (investidor americano), ele me disse: "No meu negócio a palavra-chave é não. Tudo o que eu faço é olhar os investimentos e depois dizer não, não e não, até achar o que eu quero".
* O senhor poderia dar um exemplo de empresa que pratica a teoria do não positivo? A mais rentável companhia aérea do mundo, a SouthWest, focou sua estratégia em nãos. Ela disse não a três serviços para consumidores: comida quente, assento reservado e transferência de bagagem para outra companhia aérea quando o usuário faz conexão. A empresa disse sim para custos mais baixos e seus clientes saíram ganhando.
* Qual é o melhor jeito para se dizer não ao chefe? Com muito respeito. E explicando o motivo.
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