Aproveite o momento ao qual vivemos de cenários de instabilidade profissional e desempregos e comece a ampliar ou iniciar seu networking, pois certamente reestruturações financeiras em empresas são inevitáveis, não seja pego de calças curtas.
PRONTO! Você foi sorteado pela empresa e a palavra tão temida por todos os profissionais surge no seu contexto atual, o desemprego.
Calma, não se desespere trace uma estratégia, aproveite o momento e comece a estudar o mercado, isso não é difícil e não é necessário ser um profissional especialista para entender como funciona. A grande surpresa que percebo como Consultora em RH, é que a grande maioria dos profissionais não tem a mínima idéia por onde começar. Existem alguns pecados cometidos durante a vida profissional, que são:
Primeiro pecado, se acomodar na empresa e não ampliar seu networking e mantê-lo vivo, acreditando que o emprego atual será eterno. É preciso que o profissional entenda que em algum momento esse casamento poderá se romper por uma decisão própria devido à insatisfação por não almejar crescimento profissional ou pela decisão da empresa.
O segundo pecado é disponibilizar seu Curriculum Vitae apenas para o acesso a sites de emprego , e pararem por ai.
O ideal é traçar uma estratégia de pesquisa de mercado e se tornar seu “próprio headhunter”, arregace as mangas e vá a caça do seu próprio emprego traçando primeiramente quais são as empresas que gostaria de atuar, área de atuação, segmento, porte, local e então ir a busca grupos especialistas como:
Os grupos do Yahoo: http://br.groups.yahoo.com/, neste site é disponibilizado vários grupos com trocas de informações entre profissionais de RH de empresas e/ou consultorias que disponibilizam oportunidades de emprego, no grupo há possibilidade de conseguir uma nova oportunidade de trabalho, como fechar um novo negócio, conhecer atualidades da sua área de atuação e principalmente conhecer empresas e pessoas dessas empresas.
Crie o seu Blog profissional, nele você poderá relatar um pouco sobre a sua trajetória profissional e o seu segmento de atuação.
Explore as redes de relacionamento on-line como: Plaxo e LinkedIn, são os mais usados, nesses sites de networking profissional você pode ampliar os seus contatos com objetivo de fechar negócios, e ser visto por headhunters no mundo inteiro. Também nessas redes existem grupos focados em diversas áreas. Então, procure se relacionar com profissionais da sua área e profissionais da área de recursos humanos, tanto como dos RH´s das empresas como de consultorias de recursos humanos.
Alimente o seu Skype e MSN com uma chuva de headhunters, profissionais de RH e parceiros de trabalho de outras empresas, essas ferramentas facilitam a comunicação entre ambos, profissional e consultor.
Após alimentar sua rede de relacionamentos, faça sua apresentação relatando que atualmente esta avaliando o mercado de trabalho e encaminhe um Curriculum Vitae, caso lhe seja solicitado, afinal quem sabe, não aparecerá à oportunidade da sua vida?
É importante ressaltar que você selecione adequadamente quem tem interesse na sua rede, pois existem os bem intencionados e os maus intencionados. Lembrando sempre que processo seletivo para qualquer oportunidade de emprego, não tem custo, apenas processos de outplacement de consultorias sérias, tem custo para recolocação.
Como o velho ditado diz: “Quem não é visto, não é lembrado” e é impossível que qualquer headhunter tenha memória o suficiente para lembrar de todos os candidatos que já entrevistou durante sua vida, faça ser lembrado.
Fonte: RHCentral
Muito oportuno e verdadeiro este post. Faz a diferença que causa impacto importante na vida de um profissional.
ResponderExcluirOlá Roldo,
ResponderExcluirAgradeço extremamente o seu comentário!
Forte abraço,
Juliana Starosky
Concordo fielmente com o artigo.. Quando entrei no mercado SAP segui todos os passos..
ResponderExcluirParabéns Juliana sempre muito assertiva em suas colocações/post´s.
ResponderExcluirJuliana parabéns pelo artigo, estou em busca de novas oportunidades e suas dicas serão de grande valia.
ResponderExcluirAbraços
Alexandre Magela
Juliana, parabéns, realmente seu artigo tem tudo a ver com buscar seu próprio espaço. Estou buscando novas oportunidades de trabalho, e suas dicas vão me ajudar muito. A propósito,você sabe qual a taxa de recolocação de brasileiros no exterior? Você acredita que ainda há preconceito quanto aos latinos? Abração.
ResponderExcluirPrezada Juliana: Muito legal e importante.
ResponderExcluirEu tenho, então, uma pergunta para você: Nossas empresa está desmobilizando o escritório para outra cidade quando todos teriam a oportunidade de ser transferidos. Exceto aqueles que não quisessem por várias razões, como no meu caso. Preferi aproveitar para procurar algo novo no mercado... pergunta: seria prudente colocar no linkedin uma mensagem informando que estou analisando o mercado, visto que já é oficial para a empresa que que trabaçho hoje?
Obrigado,
Elton Santos
Boa Tarde Elton,
ResponderExcluirAgradeço sua visita e pergunta.
Então, o LinkedIn é uma ferramenta de Networking Profissional muito respeitado no Brasil e mundo.
As informações que constam nele traçam sua trajetória profissional e não vejo problemas em você divulgar que esta em aberto ao mercado de trabalho, uma vez que tenha deixado claro a sua empresa atual que não possui interesse em mudança, como já relatado pela mesma e comprovado.
Use o LinkedIn para fazer conexões, buscar grupos, fazer amigos, parceiros e contatos para uma nova oportunidade de trabalho. Os fóruns de grupos são uma ótima deixa para sempre ser lembrado e visto.
Desejo sucesso em suas buscas.
Grande abraço,
Juliana Starosky
Olá Juliana,
ResponderExcluirMuito oportuno seu artigo. É vital o profissional conhecer o mercado e as pessoas chave que nele atuam.
Manter a rede de relacionamentos "viva" abre imensas possibilidades para uma mudança na carreira.
Obrigado e um grande abraço
Gilmar Silva