Aqui vão algumas saídas para quem for “caçado” em seu ambiente corporativo.
Situação: Ao ser contatado em sua empresa e no momento não pode falar.
Saída: Repasse seu celular ao headhunter, e peça que lhe contate em um horário mais apropriado ao quais os dois possam falar, mas, por favor, não peça horários após às 19:00h, headhunter também é gente e trabalha em horário comercial, assim como você.
Situação: Ao não conhecer a consultoria que lhe aborda.
Saída: Como existem milhares de consultorias de recursos humanos em todo país e muitas não fazem marketing, seja gentil e ouça a proposta, depois peça a gentileza para que o headhunter lhe encaminhe um e-mail com o descritivo da oportunidade e site para visitação. Caso, ainda sinta-se inseguro, faça a seguinte pergunta: Terei algum custo no processo? Se a resposta for, Sim; Esqueça!!! Quem paga todo o processo ao headhunter são seus clientes, sendo assim, você candidato não tem custo algum, a não ser do combustível para chegar até o local da entrevista.
Situação: O headhunter não lhe abriu o nome da empresa por telefone e você sente inseguro.
Saída: Calma, o processo funciona assim mesmo. O headhunter tem com seu cliente um contrato de confidencialidade e não pode divulgar o nome da empresa no primeiro contato por telefone, apenas na entrevista você terá conhecimento. Essa prática é usada para não expor as empresas, assim como os candidatos também não são expostos. Caso tenha dúvidas, pergunte sobre o segmento da empresa, porte, faturamento, número de funcionários, local de atuação, essas informações irão lhe auxiliar a entender se a oportunidade é atrativa ao seu projeto de carreira ou não.
Situação: Estou muito bem na empresa e não quero sair.
Saída: Nunca, jamais perca oportunidade de estar no radar de um headhunter. Peça os contatos mesmo assim, seja gentil agradecendo a oportunidade, mas que no momento você esta bem na empresa e não pretende sair. Tome nota do e-mail do headhunter e o adicione em sua rede social profissional, como LinkedIn. Afinal, nunca sabemos o dia de amanhã. Networking é tudo na vida, basta saber usá-lo, alimentá-lo e administrá-lo.
Situação: Um headhunter me ligou, fez toda abordagem, mas não fui chamado para entrevista.
Saída: Infelizmente, especificamente para “aquela oportunidade” não deu certo. Calma, existe sempre a oportunidade ideal para cada profissional, basta aguardar a sua.
Acompanhe em breve:
“Tenho uma entrevista com um headhunter, como devo agir?”
Comentários
Postar um comentário