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Debate Carreira: "O grande dilema das empresas atualmente não é contratar profissionais tecnicamente capazes mas sim emocionalmente maduros".

Prezados Colegas,

Esse foi um questionamento feito no LinkedIn e resultou em excelentes opiniões que agregam valor a carreira profissional e vida pessoal.

Mario Luiz A. Oliveira Junior "
concordo!!!
Tanto que se contrata pelo currículo e demite pelo comportamento."


 Marcos Possao

"Juliana, você como sempre impar nas suas observações.
É sim, este o maior dilema das organizações nos dias de hoje, pois, as faculdades (escolas)esmeram-se(algumas) em "polir" suas pérolas técnicamente, entretanto emocionalmente não há a mesma preocupaçao.As organizações sentem isso nas suas estruturas. Treinamento comportamental é uma ajuda, admitir pessoas com perfil adequado à necessidade da organização é outro caminho, pois, as vezes o que não é bom para a organização A , é execelente para a Organização B.Admitir bem, é parte do sucesso da organização."


Luiz J Ribeiro Jr

"O que significa ser emocionalmente maduro? Pra mim, significa que ultrapassamos a tendência natural, mas também infantil, de responder com negatividade às críticas e ressentimentos dos outros... Ninguém gosta de ser criticado ou menosprezado!

Temos, contudo, a capacidade de escolher como reagir quando isso acontece.
A escolha madura consiste em evitar responder de forma analogamente negativa.
Pagar na mesma moeda significa descer para o nível da crítica humilhante e tornar-se uno com a atmosfera negativa do outro.
Identifique-se com seu objetivo na vida!!! Não permita que qualquer pessoa, lugar ou coisa o desvie de seu senso interior de paz, tranquilidade e saúde radiante".

Jorge Guedes

"Concordo Luiz. No entanto acaba por ser um ciclo vicioso, ou seja, se formos tecnicamente capazes, temos uma tendencia natural para estarmos emocionalmente mais maduros e o inverso também se verifica. Se estivermos bem emocionalmente seremos concerteza melhores profissionais.

Como tudo, é preciso equilibrio.
Abraço"

 Gizélia Matos

"Perfeita colocação Luiz! Pena que essa maturidade não chega para todos naturalmente...temos de buscar por ela, nos observando, atento as nossas relações com os outros, e com o mundo no qual queremos viver.

Grande abraço!"

Fabio Soares

"Realmente, os duros conflitos direcionam as pessoas, funcionarios ou colaboradores ao emocional, a palavra correta não poderia ser frio e calculista.

Pois agir com frieza e profissionalismo é o que não coloca o rancor na frete dos objetivos é isso que as empresas querem e procuram.
Opinar pelo concreto e não pelo emocional, pois problemas todos temos desdo diretor até o faxineiro.
É uma pena que sempre acabamos perdendo alguma parte da nossa vida, por ser moldado pelo meio onde vivemos e procuramos ser a cada dia melhor e agregar maior responsabilidade profissional.
Abraços pessoal"

Ricardo Martins

"Concordo plenamente com isso."

ROEMER GROUP

"A ansiedade constante também é um problema encontrado hoje nos profissionais que querem alcançar posições hierárquicas elevadas, sem o preparo adequado."

Giovani Consiglio Graciano

"Concordo."

Elias Pereira

"A cultura da empresa acaba moldando o comportamento dos colaboradores. Devemos considerar que os seres humanos são motivados por dois tipos básicos de necessidades: evitar sofrimento e crescimento psicológico. Se a cultura da empresa é neurótica e destrutiva, a motivação dos colaboradores estará automaticamente prejudicada"

marcelo sardiva

"Excelente ponto de vista e opinião Sr. Elias Pereira"

Luiz J Ribeiro Jr

"O problema é... Somo cobrados todo o tempo! Temos que ser bons pais, profissionais, maridos/esposas, estudantes, professores... É desumano esperar que alguém consiga ser bom e tudo. Assim, tentando agradar Gregos e Troianos, se não identificarmos um objetivo fica inviável!!!"

 Paulo Lot Jr, MSc

Coach Executivo Carreira
"Inteligência Emocional! Carreira em ascensão! Empregabilidade em Alta!"
 
Everaldo Galdino Silva
 
"Muito bem observado Elias. É importante focar sempre em pessoas todos nós devemos trabalhar motivados. As empresas sempre devem rever sua cultura pois ela influencia no sucesso de hoje e do futuro."
 
Juliana Starosky
 
"Oi Luiz, entendo seu ponto de vista. A perfeição é algo que depende do ponto de vista, mas não pode ser uma desculpa para a falta de amadurecimento tanto na vida profissional bem como pessoal. Se não, estamos sujeitos a "Síndrome da Gabriela".. Eu nasci assim, eu cresci assim... vou morrer assim... Todos temos pontos fortes e fracos, o ideal é nos focar nos fracos para o nosso próprio desenvolvimento e não querer agradar ou não alguém"
 
Juliana Starosky
 
"As empresas são apenas parte do processo motivacional, a outra parte vem do profissional. Pensar que as empresas tem responsabilidade de motivar seus funcionários o tempo todo, é jogar a responsabilidade sempre no outro e não assumir o que é de seu interesse. Empresas são apenas cadeiras (material), os profissionais que trabalham nelas é quem são o coração, então cabe a cada profissional saber o que motiva ou não."
 
Kleber Ap. Almeida
 
"Realmente Juliana. Somos os principais responsáveis pelo nosso sucesso, seja ele profissional ou pessoal. E sem dúvida grande parcela dessa "culpa", se assim podemos chama-la, vem de como sabemos lidar com situações com relevância emocional. Isso compreende a nossa Maturidade Emocional."
 
Juliana Starosky
 
"Perfeito Kleber!"
 
Juliana Starosky
 
"Uma vez li o livro: Inteligência Emocional do Daniel Goleman, vale muito a pena."
 
Giovani Consiglio Graciano
 
"Este foi um ótimo assunto, é disso que precisamos, parabéns a todos.... "
 
Luiz J Ribeiro Jr
 
"Estamos juntos Giovani!!!"
 
Juliana Starosky
 
"Agradeço imensamente a colaboração de todos, acredito que esse debate promove um incomodozinho que pode proporcionar auto conhecimento."
 
Caso você, seguidor do Blog tenha interesse em colaborar com sua experiência, fique a vontade em dividir sua opinião.
 
Grande abraço,
 
Juliana Starosky
Headhunter TASA Brasil

Comentários

  1. Juliana

    Parabéns pela qualidade da discussão!!

    Postei em meu blog algumas reflexões sobre o tema, a saber:

    http://www.robertogoldstajn.com.br/2011/03/sindrome-do-superman.html

    http://www.robertogoldstajn.com.br/2011/03/cuidado-com-seducao.html

    http://www.robertogoldstajn.com.br/2010/10/dificuldades-na-retencao-de-talentos.html

    Espero que essas reflexões possam agregar valor ao grupo.

    Abraços

    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Prezados,

    Chegamos a esse dilema por conta do imediatismo de resultados, do sempre querer ganhar mais e, não podemos ser hipócritas e tentarmos esconder que o interesse financeiro desenfreado não está em primeiro plano.

    Vivemos em um país que não investe na educação básica, em que um percentual muito pequeno da população consegue uma boa formação acadêmica.

    Na minha opinião, somente conseguimos o amadurecimento emocional quando temos uma boa formação familiar, acompanhada de formação religiosa, onde a transparência e a convivência com a verdade direcionam nossas atitudes.

    Fabricamos nos dias atuais, com a cultura da ganância, do vencer a qualquer preço, profissionais que não dão importância ao comportamento, o interesse é vencer, não importa o preço, desculpem-me a redundância.

    O dilema instalou-se, porém, muitas vezes nos deparamos com situações de conflito de nossos valores e os valores das empresas que atuamos. Isso ultrapassa tanto a técnica quanto o emocional.

    Com isso, pergunto, quem não está maduro o suficiente, os profissionais ou as empresas?

    ResponderExcluir

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