Tejon é publicitário, jornalista, autor e co-autor de 27 livros, como "O vôo do cisne", "A grande virada - 50 regras de ouro para dar a volta por cima" e "Luxo for all". É presidente da TCA Internacional, com parcerias na Europa, Estados Unidos, China e Israel
Vampiro anda na moda. Líderes vampirescos também. Uma legião multifacetada busca o poder numa autêntica onda de ” oceanos azuis ” inventados para obter fama, riqueza, sucesso e poder : as 4 poderosas distrações da saga humana na terra. Nas discussões em Brasilia, a Presidenta da Republica precisa administrar uma banca de negociatas de multiplos interesses facciosos para tentar conduzir uma nação para o mesmo rumo. Nesse tabuleiro de barganhas, é preciso até pagar as dívidas dos partidos políticos nas ultimas eleições, com dinheiro da ” coisa e da causa ” públicas, para não ” mexer em vespeiro ” e comprar uma sensação da tal ” governabilidade “. Mas, para não dizer que não falei das iniciativas privadas, o mesmo jogo vampiresco acontece em boa parte das empresas onde acionistas lavam seus ” egos “, contratam mercenários executivos para defender suas facções dentro de uma organização, e tudo, tudo passa a ser feito não pelo bem da empresa, como ” coisa e causa ” principal, mas pela parte que me cabe nesse sangue de vidas e de progresso evolutivo sacrificado. Cooperativas que não dão certo tem na liderança vampiresca sua principal causa de fracasso, e mesmo pequenos empresários encontram, nas disputas íntimas e pequenas dos sócios, ou de um casal, as desavenças e o infortúnio. A saude mental dos líderes é o ingrediente No. 1 do legítimo proceder. Ser responsável pelo que cria e pelo que não destrói ao criar é o segredo vital dos líderes sustentáveis. Saber sair para criar novos processos de liderança e governança legítima é outro talento inconfundível daqueles que são os imortais e os invenciveis. Quem são eles e elas ? em grande parte anônimos. E os conhecidos ? São referencias: Trump, Bill Gates ou Mandela quem voce escolheria como seu modelo ? Cristina Kirchner, Chavez, Obama, Sarkozy, Fernando Henrique, Lula; em quem voce votaria se pudesse escolher um líder global , acima de facções ? Numa entrevista que dei ao Milton Yung , uma pessoa perguntou : “.. Tejon, voce conhece algum exemplo de empresa com liderança saudável ? “ Sim, elas existem, assim como membros do governo, instituições. Elas existem. A grande luta, como numa guerra de facções de luzes e trevas, é que isso está presente em todos os ambientes planetários. Mas, vale terminar esta reflexão relembrando Dona Jo Clemente da Apae, completando 50 anos de uma exemplificadora experiencia sustentável de liderança, dentre milhares e milhões de líderes que atuam pela ” coisa e causa ” superior de suas obras. O ” velho Nishimura “, da Jacto S/A, com quem trabalhei , sempre representou um marco no caráter de um líder empresarial íntegro e ético. Sim, eles existem, e acima de tudo, cada um de nós é um agente ativo nesse ” armageddon ” de líderes. O poder, a fama, a riqueza e o sucesso de um líder só é possivel com a autoridade concedida pelos liderados. É insuportável ver tantas facções lutando entre si, matando sem sentir , as causas e as obras superiores.
Mas, a evolução é inevitável, e a arqueologia revelada nos sítios das escavações humanas , termina por oferecer o sentido e o significado elevado que o poder das lideranças não facciosas oferecem ao mundo.
Fonte: Revista Exame
Fonte: Revista Exame
Comentários
Postar um comentário