Por Juliana Starosky
Olá meu amigo, sempre me pergunto em processos seletivos sobre a questão de TALENTO. O que é um talento e como ele se forma. A meu ver, a palavra Talento tem uma gama de fatores e valores envolvidos.
Vejo muitos profissionais muito bem qualificados, com um extenso Curriculum Vitae, formações admiráveis, falam não só o inglês fluente mais quatro idiomas, porém, infelizmente chegaram lá e não se consideram talentosos, ou não chegaram ao tão sonhado Sucesso.
Uma pessoa Talentosa é alguém que nasce com uma pré-disposição, a meu ver e experiência não estou usando fontes teóricas de pensadores que estudam o assunto, que tem estímulos externos sejam eles quais forem para aplicarem o que realmente lhe proporcionam prazer.
Um Talento não tem endereço, nem escolhe classe social. Estava eu vendo o programa do Luciano Huck, no quadro Manando Bem a história dos dois Gêmeos que tinham uma condição social não favorável, mas que sonhavam em ser estilistas. Aqui se comprova a questão inata do talento, pois eles desenhavam mesmo na parede da casa, lindas peças de roupa. E com incentivo, e reconhecimento do programa chegaram lá.
Outro caso foi de uma senhora que através de livros que pegava no lixão, passou na Federal.
E me pergunto, quantos Talentos existem nesse Brasil que não são “pincelados” pelo mercado de trabalho porque não lhes são dadas oportunidades? Ou, quantos profissionais Talentos são perdidos pelas empresas, porque não são analisados mais cuidadosamente pela falta de uma aproximação maior e olhar apurado para dizer, “essa pessoa é talentosa e merece uma promoção”.
Quer ouvir uma desculpa?
“Poxa, ele não fala inglês ou ele não tem MBA ou ele não tem gestão de equipe”. É, mas reconheço que tem grande potencial.
Solução?
DESENVOLVA, TREINE esse profissional no inglês, proporcione condições para ele que ele faça MBA porque tem empresas que tem o incentivo, mas faz o profissional ficar até as 22:00h e ai quem tem tempo para se aprimorar? Ele não tem gestão de equipes? ENSINE a ter.
É muito mais fácil ensinar alguém que gosta e ama aquilo que faz a se desenvolver dentro da cultura de sua empresa que já esta ambientada do que buscar no mercado de trabalho alguém que preencha todos esses pré-requisitos de inglês, MBA e uns 50 itens e nem sempre tem o talento para tal função, não fecha com os valores de sua empresa, não se adapta a cultura da equipe.
O profissional talentoso que você tanto busca, pode estar do seu lado agora, basta olhar mais atentamente e TREINAR e APOSTAR (dar um voto de confiança).
Grande abraço a todos!
Juliana Starosky
Obs. Quem tiver interesse veja a matéria do programa sobre os Gêmeos:
Comentários
Postar um comentário