Olá Profissional,
Você já deve ter ouvido falar no CHA (conhecimentos, habilidades, atitudes), mas temos os Valores e Emoção. Quando tenho uma boa formação, não necessariamente em escola de primeira linha que “algumas” – não estou generalizando, colocaram profissionais totalmente despreparados para dar aula em matérias que nunca atuaram na carreira, é algo para se desconfiar. Estava eu, conversando com um profissional que me diz “na universidade X” que é de primeira linha e muito famosa, tem uma professora de RH que é muito ruim. Quando fui investigar a pessoa JAMAIS trabalhou em RH na vida, e se diz profunda conhecedora de comportamento humano e carreira.
No mínimo estranho, e o que me soa é que a universidade tem intensão mais do “MARKETING – MARKETING” do que realmente os alunos aprendam Gestão de Pessoas. Será que o aluno tem plena consciência de que esta pagando por um curso caro e fazendo uma matéria com alguém que fala pelo “senso comum?”
Bom, vamos lá! Espero que você tenha feito uma boa escola, independente de nome para ter adquirido o C – conhecimentos. Idiomas e cursos de pequena duração são complementares. O que quero dizer é, não se descabele porque não tem um super carimbo de universidades de primeira linha, calma! Você tem muitos desafios a mais para desenvolver e hoje algumas escolas estão perdendo credibilidade pela má escolha de professores que no passado eram extremamente qualificados.
Em seguida vem o H – habilidades, tudo o que você tem de experiência prática nas empresas, suas atividades etc.
A – atitude, aqui já vem demonstrar o comportamento do profissional, se ele é um gênio mas sabe colocar a ideia na prática. Não adianta ter uma brilhante ideia e deixar com que alguém copie, porque você teve “medo” de arriscar e colocar em prática.
V – valores, vemos hoje algo que é comum do Ser Humano “a corrupção” – nem todo mundo é bom, nem todo mundo é mal. E a frase já dizia “Dê poder a um homem e descubra quem ele é” isso tudo vem de seus valores/caráter. Preciso reconhecer quais são meus valores e identificar os valores da empresa (cultura) para entender se eu “serei feliz” na organização.
E – emoção, o povo brasileiro vem sendo colocado a prova da “resiliência”, “capacidade de tolerância à frustração” e muitas outras que estão dentro da Inteligência Emocional. Se preparar para uma crise, não é apenas saber se organizar na prática, mas ter as emoções muito bem controladas. E, dentro de uma organização isso é fundamental, pelas mudanças que passa e pela pressão que se sente.
Então, o que quero dizer com tudo isso é: Tenha consciência da sua CHAVE para saber onde você pode colocá-la, trace suas estratégias e seja totalmente ativo em sua carreira. Pare de culpar o gestor ou a empresa ou a chuva, comece a vestir a sua camisa.
Emprego dentro de uma empresa não é para o resto da sua vida, ele tem um tempo útil e o que você fará depois disso? Tenho certeza de que terá muita vontade de criar e energia para trabalhar, mas e se, o mercado de trabalho não o contratar por alguma razão específica?
Assuma o controle de sua carreira, organize hoje o que você tem de ferramentas para traçar sua estratégia de ação.
Assunto um pouco polêmico, mas necessário para se pensar, desde quando se tem 23 anos de idade, porque o tempo voa, meu amigo e ela passa para todos nós! Não estou sugerindo você sair empreendendo, estou sugerindo você se organizar e planejar seu presente e futuro.
Grande abraço,
Juliana Starosky
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