Pular para o conteúdo principal

O que é sucesso para você?




Por Juliana Starosky

Quero compartilhar com vocês, a minha motivação em escrever este artigo. Venho durante anos, estudando o comportamento humano e de empresas, por esse motivo venho sempre me desenvolvendo na busca pelo conhecimento.

Cheguei a conclusão de que o sucesso é 99% comportamento e muito pouco o QI – Quociente Intelectual. Triste isso não é, você está aí cheio de formações acadêmicas e idiomas e gasta tanto tempo fazendo cursos, mas já parou para pensar que tipo de cursos e investimentos você dá para sua carreira? Acho que você já sabe a resposta, não é? São cursos técnicos.

Mas enfim, voltando ao que é o Sucesso para você. É relativo, depende de seus valores. Talvez para você, sucesso seja ter poder aquisitivo e um alto cargo na empresa, mas não se importa em chegar tarde em casa e não conseguir brincar com seu filho. Já, para outro profissional o sucesso está em ir para o trabalho, e conseguir chegar em casa para brincar com o filho e jantar com sua família. Aqui, se encontram os valores de ambos.
Na verdade, o ideal é o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Mas, vivemos em uma bola de neve que seguimos a boiada e damos pouca importância do que realmente nos faz feliz.

Existem profissionais empregados e altamente descontentes, tentando encontrar problema em todos os cantos, não digo que não existam, mas talvez será que não seja uma falta de autoconhecimento. Quem sabe, este profissional esteja no lugar errado. Quem sabe, ele poderia ser um excelente liderado ao invés de ser gestor, porque ele não gosta de liderar pessoas. E qual é o mal nisso? Nenhum. Você, precisa conhecer a si mesmo e só saberá o que lhe incomoda, quando tiver consciência.

Além dos empregados, existem os desempregados que adorariam estar no lugar deste profissional acima.

Enfim, ser humano é complexo e cada um é único.

E então, o que lhe motiva? Você já parou para pensar o que realmente motiva você em acordar todos os dias e sair para trabalhar? Você se sente feliz totalmente? Consegue não se sentir culpado em chegar em casa tarde da noite e não ver seu filho crescer? Se para você, está tudo bem. Então, ok!  Nunca viva a vida de outra pessoa, jamais!

Existem modelos “pré-fabricados” de profissionais perfeitos, pais perfeitos, mães perfeitas. E na verdade não há modelo, porque cada empresa é uma única, assim como cada profissional é único. Você precisa ter consciência de que assim como o mercado de trabalho oscila, sua carreira também irá oscilar. E o que irá lhe diferenciar dos demais, é o quanto você suporta a pressão que vem de dentro e de fora. É muito meu amigo! Podemos sentir que quando paramos às vezes, esquecemos até de respirar, e ao puxar um pouco de ar nos pulmões, você sente uma dor.

E afinal, o que você quer?

Quer viver o sucesso que lhe foi imposto, por um pai ou uma mãe ou sei lá quem. Talvez, seja o cara da capa da revista que você tanto admira, mas que não tem a vida perfeita. Ele também, já oscilou muito e só está onde está, porque pode ter suportado a pressão.
Se permita viver suas emoções, coloque para fora e se conheça todos os dias.

Vou contar uma pequena história:

Carlos, com seus 45 anos é casado e tem 2 filhos. Ele é um Diretor de Novos Negócios em uma empresa de grande porte no segmento de Alimentos. Esta empresa lhe exige diariamente mais do que 24h. O seu celular não para de chamar, seu e-mail vive apitando e a secretária cobrando novas reuniões. Ele vive mais no aeroporto, do que em sua própria casa. Certo dia, Carlos chega em um cliente que é uma média empresa e conhece um funcionário. O profissional, com os mesmos 45 anos de Carlos estava parecendo mais jovem e feliz. Quando conheceu a sua história, ficou abismado.

Sr. Carlos, me chamo Giovani tenho 45 anos e 2 filhos. Eu também exercia um cargo executivo em uma grande empresa, aliás concorrente da sua. Mas, percebi que isso para mim não era sucesso. Por mais que eu trouxesse resultado e tinha alta performance. Viajava o mundo inteiro com minha família, meus filhos estudavam no melhor colégio particular da cidade. Eu não estava feliz, muito menos minha família. Sei, que dinheiro é importante e só conseguimos fazer algo com ele. Mas, conheci uma pessoa que me indicou uma Coach de Carreira e ela me fez uma única pergunta: “O que você quer?”. 

Foi com essa pergunta que tive a consciência de que quero qualidade de vida. Então, estou hoje aqui em um cargo de Consultor para ter tempo de chegar em casa, pegar meus filhos na escola, ir para academia e assistir um filme com a família. Não quero mais essa vida maluca de metas para todos os cantos. Tive quase um infarto e fui parar na UTI, chega disso para mim.

Carlos ao sair daquela sala, ficou pensando e pensando e tomou uma grande decisão na sua vida. Advinha qual foi? Sim, ele buscou seu autoconhecimento e hoje ele também tem qualidade de vida. Não precisa provar para ninguém o seu sucesso, apenas para si mesmo porque é possível organizar as finanças e diminuir o orgulho e ego.

Não estou querendo dizer, que foi o processo de Coaching que transformou a vida do profissional. O Coach foi apenas uma ferramenta necessária, que ajudou a "estalar" o processo de transformação e autoconsciência, em sua mentalidade de crescimento alinhada aos seus valores conscientes.


Desejo uma ótima semana para todos!

Abraços,
Juliana Starosky
juliana@staroskyconsultoria.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Briefing para profissionais em busca de recolocação ou nova colocação.

Prezados Amigos, Encaminho para quem tiver interesse e necessidade de um modelo de briefing profissional para encaminhar ao seu networking em busca de uma nova colocação ou recolocação profissional. O Briefing pode ser encaminhado tanto por e-mail, como pelos grupos profissionais do LinkedIn. Desejo sucesso em suas buscas. Grande abraço, Juliana Starosky Consultora em Gestão de Talentos LinkedIn:  http://br.linkedin.com/in/julianastarosky           ____________________________________________________ Prezado XXX, Tomo a liberdade em contatá-lo, pois sou Executivo na área de XXX e atualmente estou buscando apoio a uma nova colocação e/ou recolocação em meu projeto de continuação de carreira. Possuo desenvolvimento de carreira em empresas multinacionais e nacionais como: XXXX, YYYY, ZZZ e MMMM. Experiência profissional há XX anos no mercado de alta tecnologia, mais especificamente no segmento de XXX. Desenvolvimento de soluções tecnológicas em redes de voz, dados e víd

Planeje sua carreira!

  Olá Profissional, a dica é assumir o controle dentro do possível, e ter um planejamento e direcionamento em sua vida profissional.

Emoções na pandemia

Durante a pandemia muitos profissionais estão se queixando de diversas emoções pela dificuldade de lidar com elas. Calma, tudo isso é comum e cabe a você buscar apoio de um psicólogo especializado em saúde mental.  Algumas empresas estão oferecendo esse benefício, já outras não! Então cabe a você cuidar de sua mente e corpo. Aqui tenho parceria com profissionais de alto nível e com CRP ativo, que prezam pela ética profissional e confidencialidade durante o processo do atendimento online.  #julianastarosky #terapia #pandemia #psicologo