Você não estava procurando novos desafios no mercado de trabalho, mas não deixou de olhar o mercado, então atualizou seu CV e revisou seu LinkedIn. Acontece, que surgiu uma Headhunter que entrou em contato, porque possui uma proposta em um de seus clientes: Empresa nacional de grande porte no segmento da Indústria de Alimentos. A posição é para Diretoria e hoje você está em uma posição de Gerência. Legal, não é? Já que você está à mais de 6 anos esperando uma promoção em sua empresa que nunca chega.
Então, vamos lá se preparar para entrevista de trabalho, seguem algumas dicas:
1.Autoconhecimento: Quando você possui autoconhecimento fica mais fácil para responder perguntas sobre si mesmo, como: - Me fale um pouco sobre você; - Quais são seus pontos fortes; - Quais seus pontos a desenvolver; - Como você se vê como líder, e por aí vai;
2. Conheça suas conquistas: Muitos profissionais têm auto cobrança ao extremo e se comparam muito com os demais do mercado e cometem o gap de não colocar no CV os resultados obtidos em sua carreira, o que trouxe de resultado para a empresa onde está atualmente, e anteriores. Sim, é muito importante que você saiba o que trouxe de benefícios para a empresa, esse é um grande diferencial de seus concorrentes;
3.Baixe a expectativa: Não coloque uma expectativa muito alta em uma entrevista de trabalho, isso pode gerar ansiedade e deixar você no campo emocional e não racional no momento de se apresentar;
4. Mostre seus valores: explique para quem está lhe entrevistando, quais são seus valores e como eles podem agregar valor para o negócio da empresa que está em busca do Diretor. Exemplo: capacidade de resiliência; facilidade de passar por mudanças; controle das emoções, etc. Quando você se diferencia, mais suas chances aumentam;
5. Gere empatia: Muitos profissionais ficam preocupados em responder à pergunta feita e não se preocupam em realizar empatia. Ter humildade e baixar a bola é outro grande diferencial. Muitos contratantes escolhem não o melhor candidato, mas aquele que mais se identificam, e não sabem explicar o porque em muitos casos. Então, um belo aperto de mão, olhos nos olhos, sorrir, cordialidade são essenciais.
6. Gestão de equipe: Consiga demonstrar como é sua gestão da equipe alinhada ao crescimento do negócio. Como você consegue trazer resultado para o crescimento da empresa e das pessoas sem gerar conflitos internos desnecessários e custosos.
7. Pergunte sobre a evolução do processo: É importante que você também pergunte ao entrevistador ou contratante, a evolução do processo. – É uma substituição? – Quanto tempo vocês pretendem fechar essa vaga? – Você acredita verdadeiramente que irei evoluir no processo, porque fiquei muito interessado pelo desafio, acredito que posso contribuir plenamente com o crescimento da empresa e pessoas; - Posso lhe enviar um e-mail em 5 dias pedindo um feedback? – Você pode me explicar o motivo da substituição deste profissional (caso seja uma substituição)?
Bom, espero que essas dicas possam contribuir para sua carreira!
Tenha 100% de FOCO no que mais irá lhe trazer retorno, seu desenvolvimento profissional e pessoal!
Juliana Starosky
Fundadora e Sócia Diretora
Boutique em Career Consulting
Celular: (11) 97319-9230
Skype: juliana_starosky
Moema - São Paulo – SP
E-mail: juliana@staroskyconsultoria.com.br
Site: www.julianastarosky.com.br
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