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7 dicas para ter um Currículo que demonstre seu valor como profissional



Por Juliana Starosky

Atualmente, existem diversos modelos de Currículos que existem no mercado, certo? Você segue Headhunters na sua rede e diversos repassam várias dicas. Você está tão cheio de informações que não sabe por onde começar. Então, em quem acreditar? Siga, quem você acredita que possui experiência de mercado e você possui empatia.

A questão não está no modelo do Currículo, mas o que você coloca nele.

Então, segue o que você deve colocar em seu Currículo:

1. Objetivo:

Descreva o que busca em sua carreira de forma objetiva para quem lê tenha consciência onde você se encaixa.

Exemplo: Gerente de Transformação Digital em empresas que buscam estar competitivas em inovação.

Não coloque só Transformação Digital, o mercado precisa que você descreva qual o nível de hierarquia você já ocupa.

2. Resumo de Qualificações:

É a chave do Currículo quando você consegue colocar em pelo menos 7 parágrafos o que você construiu em toda sua carreira, demonstrando seu valor para o mercado. Exemplo:

Experiência profissional de 15 (quinze) anos como Gerente de Transformação Digital em empresas nacionais e multinacionais de grande porte no segmento da Indústria Farmacêutica, Petróleo, Bens de Consumo – Alimentos, como: citar os nomes das empresas;
Habilidade na liderança e desenvolvimento de talentos; e por aí vai: descrever o que é mais relevante em sua experiência.

3. Formação Acadêmica & Idiomas:

Acrescentar se você possui Graduação, Pós-graduação, MBA, Doutorado, PHD – curso realizado – instituição que cursou e ano de formação.

Referente ao idioma, coloque exatamente qual nível se encontra: Fluente, Avançado, Intermediário – Básico. Procure ser sincero consigo mesmo e com o mercado de trabalho.

4. Experiência Profissional:

Escreva o mês/ano de entrada e saída das empresas por onde passou, o nome da empresa e segmento de atuação desta empresa. Além do cargo que ocupa ou ocupou.

Exemplo: Jun/2012 – atual Você Brasil S/A, empresa nacional de grande porte no segmento de Entretenimento. Gerente de Transformação Digital.

5. Descrevendo as atividades no Currículo:

Quando for escrever as atividades desenvolvidas é importante que você coloque a quem se reporta ou se reportou, se possui liderança de pessoas (número), e principais atividades que possui.

6. Resultados obtidos:

A chave de ouro, muitos profissionais esquecem de colocar o que trouxeram de resultados positivos para as empresas, seja em números, criação de novos processos, abertura de novos negócios, etc.

Exemplo:

  • Liderança no projeto de implantação de novos processos de vendas, com crescimento de 60% no crescimento dos negócios;
  • Criação de novos processos na área de Tecnologia dentro das novas práticas de mercado


Obs. os seus resultados se adequam a sua área de atuação, podendo ser numérico ou Gerenciamento, Implantação, Elaboração, Aprimoramento, Aceleração, Aumento, Expansão, Organização, Reorganização, Fortalecimento, Liderança, Padronização, Simplificação, etc.

7.  Cursos e certificados realizados:

Acrescente em itens os cursos e certificados que verdadeiramente realizou.

Exemplo: Nome do curso, instituição que realizou e ano de formação.

Agora, coloque em prática a escrita de seu Currículo. Entendo, que para muitos profissionais não é uma tarefa tão fácil, porque inconscientemente possam surgir sentimentos vivenciados nas empresas por onde passou, além de não terem tempo para isso. Então, minha sugestão é contratar alguém com experiência de mercado para lhe ajudar neste processo. Existem profissionais de todos os níveis com orçamentos variados, veja o que faz sentido para você e sempre busque recomendação.

Juliana Starosky é criadora da metodologia STAR Career HunterⒸ, com 14 anos de experiência em Executive Search e Coaching de Carreira.

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