Por Juliana Starosky
Atualmente, existem diversos modelos de Currículos que existem no mercado, certo? Você segue Headhunters na sua rede e diversos repassam várias dicas. Você está tão cheio de informações que não sabe por onde começar. Então, em quem acreditar? Siga, quem você acredita que possui experiência de mercado e você possui empatia.
A questão não está no modelo do Currículo, mas o que você coloca nele.
Então, segue o que você deve colocar em seu Currículo:
1. Objetivo:
Descreva o que busca em sua carreira de forma objetiva para quem lê tenha consciência onde você se encaixa.
Exemplo: Gerente de Transformação Digital em empresas que buscam estar competitivas em inovação.
Não coloque só Transformação Digital, o mercado precisa que você descreva qual o nível de hierarquia você já ocupa.
2. Resumo de Qualificações:
É a chave do Currículo quando você consegue colocar em pelo menos 7 parágrafos o que você construiu em toda sua carreira, demonstrando seu valor para o mercado. Exemplo:
Experiência profissional de 15 (quinze) anos como Gerente de Transformação Digital em empresas nacionais e multinacionais de grande porte no segmento da Indústria Farmacêutica, Petróleo, Bens de Consumo – Alimentos, como: citar os nomes das empresas;
Habilidade na liderança e desenvolvimento de talentos; e por aí vai: descrever o que é mais relevante em sua experiência.
3. Formação Acadêmica & Idiomas:
Acrescentar se você possui Graduação, Pós-graduação, MBA, Doutorado, PHD – curso realizado – instituição que cursou e ano de formação.
Referente ao idioma, coloque exatamente qual nível se encontra: Fluente, Avançado, Intermediário – Básico. Procure ser sincero consigo mesmo e com o mercado de trabalho.
4. Experiência Profissional:
Escreva o mês/ano de entrada e saída das empresas por onde passou, o nome da empresa e segmento de atuação desta empresa. Além do cargo que ocupa ou ocupou.
Exemplo: Jun/2012 – atual Você Brasil S/A, empresa nacional de grande porte no segmento de Entretenimento. Gerente de Transformação Digital.
5. Descrevendo as atividades no Currículo:
Quando for escrever as atividades desenvolvidas é importante que você coloque a quem se reporta ou se reportou, se possui liderança de pessoas (número), e principais atividades que possui.
6. Resultados obtidos:
A chave de ouro, muitos profissionais esquecem de colocar o que trouxeram de resultados positivos para as empresas, seja em números, criação de novos processos, abertura de novos negócios, etc.
Exemplo:
- Liderança no projeto de implantação de novos processos de vendas, com crescimento de 60% no crescimento dos negócios;
- Criação de novos processos na área de Tecnologia dentro das novas práticas de mercado
Obs. os seus resultados se adequam a sua área de atuação, podendo ser numérico ou Gerenciamento, Implantação, Elaboração, Aprimoramento, Aceleração, Aumento, Expansão, Organização, Reorganização, Fortalecimento, Liderança, Padronização, Simplificação, etc.
7. Cursos e certificados realizados:
Acrescente em itens os cursos e certificados que verdadeiramente realizou.
Exemplo: Nome do curso, instituição que realizou e ano de formação.
Agora, coloque em prática a escrita de seu Currículo. Entendo, que para muitos profissionais não é uma tarefa tão fácil, porque inconscientemente possam surgir sentimentos vivenciados nas empresas por onde passou, além de não terem tempo para isso. Então, minha sugestão é contratar alguém com experiência de mercado para lhe ajudar neste processo. Existem profissionais de todos os níveis com orçamentos variados, veja o que faz sentido para você e sempre busque recomendação.
Juliana Starosky é criadora da metodologia STAR Career HunterⒸ, com 14 anos de experiência em Executive Search e Coaching de Carreira.
Comentários
Postar um comentário