Por Juliana Starosky
Você acreditou que no home office pudesse controlar mais o seu tempo e ter mais qualidade de vida, longe de escritórios barulhentos, colegas que não param de chegar em sua mesa para jogar conversa fora, horas preso no trânsito e as filas no horário de almoço.
Contudo, teve que conviver com o novo não é mesmo? Equilibrar o seu tempo de trabalho com atividades de sua vida pessoal, aula online dos filhos e seu gestor que agenda reuniões intermináveis além de lhe passar atividades que eram de seus colegas e foram desligados.
Tenho constantemente ouvido desabafos de profissionais em todas as áreas e segmentos de atuação, que estão desgastados mentalmente, tendo que trabalhar no final de semana com tarefas que poderiam ser feitas durante a semana, porém com a quantidade interminável de reuniões online, acabam não tendo tempo para isso.
Então, o que você pode fazer para equilibrar tudo isso e não adoecer mentalmente e fisicamente? Aqui ficam algumas sugestões, caso façam sentido para você:
- Respire fundo: entendemos que cada empresa tem sua cultura e muitas lideranças acabam tendo a falta de habilidade no tato com a compreensão de que seus colaboradores são seres humanos e não máquinas de produzir relatórios.
- Tente conversar com alguém do seu RH: repasse o seu status atual, se acreditar que seja viável e tenha essa abertura. Diga que esta com X atividades e comprove com fatos o tempo que leva para fazer cada tarefa, comente que esta usando os finais de semana para concluir o que não pode ser feito durante a semana. Cabe ao RH mover alguma ação para tornar consciente aos líderes de que o momento é novo e que confiar em seus colaboradores é mais importante do que monitorá-los nas 8 horas por dia.
- Converse com seu líder: Pergunte ao seu líder o que é prioridade? Durante o tempo de 8 horas por dia, é viável entregar X prioridades por dia sendo que existam X horas de reuniões que não lhe oferecem tempo para entrega do trabalho? Faça seu líder pensar, jamais use o discurso da defesa, apenas deixe ele raciocinar sobre a real situação.
- Programe sua agenda com tempo para cuidar de você: use 1 hora por dia para fazer algo por você, seja caminhar, ir a academia, ler um livro, ouvir uma música, algo que lhe desconecte-se do trabalho. Sua mente precisa do ócio criativo para depois entrar no período de pressão. Alguém 100% focado só no trabalho, não pode pensar "fora da caixinha", porque não consegue ter uma mente criativa.
- Equilibre 50% trabalho e 50% família: o sucesso = felicidade na vida é algo em que você consiga ter equilíbrio em sua vida profissional e pessoal. Durante todos esses anos de carreira, não conheço alguém que consiga separar um problema da vida pessoal ao focar no trabalho e vice e versa. Por esse motivo, dedique um tempo de seu dia para trabalhar e um tempo para exercer seu papel em sua família.
- Você não controla o que esta fora, apenas o que é seu: então, se alguém apontar o dedo em sua cara por algo que você não fez, ou sobrecarregar de tarefas, mesmo você tendo comunicado que esta sobrecarregado de atividades, é um problema seu? Não! Se a empresa reduziu uma equipe de 10 pessoas em 3 e esta diminuindo os custos com funcionários sobrecarregando os que ficaram, não é algo que você controle certo? Faça o que esta ao seu alcance, entregue o que é prioridade e faça o que é humanamente viável. Não entre em crises de seu líder ou de colegas, deixe cada um com sua paranoia, ninguém muda ninguém, só você pode mudar a si mesmo e olha que ai já esta um grande desafio, não é mesmo!
Bom, espero que de alguma forma esse texto tenha tocado e possa lhe ajudar.
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"Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica." Daniel Goleman
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