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Você sabia que a empresa não irá avisar quando sua demissão está próxima?

 Por Juliana Starosky

A história é antiga: desde que o mercado de trabalho existe, as demissões fazem parte da realidade. No entanto, muitos profissionais ainda se iludem, acreditando que estão imunes a essa possibilidade simplesmente por entregarem resultados, baterem metas ou por estarem há anos dedicados a uma mesma empresa. Será que você também já caiu nessa armadilha?

É comum acreditar que ser um excelente profissional garante a estabilidade. Mas o que muitos não percebem é que, por mais que o seu desempenho seja notável, o mercado e as empresas são dinâmicos. Mudanças estratégicas, reestruturações, crises econômicas... Vários fatores podem culminar em uma demissão, e ela pode vir sem aviso.

Eu, Juliana, sempre ouvi dos profissionais: "Juliana, o que me motiva é o reconhecimento, a estabilidade e o crescimento profissional." Infelizmente, o mercado de trabalho mudou muito e, hoje, posso dizer que quem possui estabilidade em 2024 tem muita sorte! Mas será que isso realmente garante a sua permanência na empresa?

Quero compartilhar a história de um Gerente Industrial Sênior que conheci. Ele estava há mais de 20 anos em uma grande empresa, praticamente tocando as operações no Brasil como um verdadeiro Country Manager, com reporte direto ao CEO nos EUA. Um profissional de extrema competência, que entregava resultados ano após ano. Mas, mesmo com esse histórico impecável, ele foi pego de surpresa por uma demissão.

A situação dele foi até mais complexa do que uma simples demissão. A Gerente de RH o chamou para uma conversa, dizendo que seria uma "zona de confiança", onde ele poderia expressar suas opiniões sobre a liderança e o futuro da empresa. Ele abriu o coração, falou o que achava que poderia ser melhorado, acreditando estar em um espaço seguro. Pouco tempo depois, o CEO veio pessoalmente dos EUA para demiti-lo. Ele se viu diante de três grandes decepções: a demissão em si, a Gerente de RH que o manipulou para obter informações, e o CEO que permitiu que essa situação acontecesse, ao invés de ter uma conversa franca desde o início.

Essa história ilustra bem como o mercado pode ser implacável e como ninguém está realmente seguro. Muitas vezes, o erro não está na entrega de resultados, mas sim no fato de que esses profissionais não cuidam de sua própria marca. Eles vestem a camisa da empresa, mas esquecem de vestir a sua própria.

Aqui na Starosky Consultoria, me deparo com muitos profissionais que, após anos de resultados entregues para a empresa, se deparam com o inesperado. Eles me dizem que não estavam preparados para isso, que não tinham um currículo atualizado, que não participavam de processos seletivos nem mesmo como forma de se autoavaliar. Quando a demissão acontece, o mercado é dinâmico e, muitas vezes, cruel.

Isso porque os processos são demorados, com baixo feedback, não muito transparente. Temos sim, vagas fantasmas disponíveis nas plataformas, por isso você não recebe retorno quando se candidata. Muitas vagas não são postadas e ficam nas mãos dos RHs das empresas ou Consultorias de Executive Search onde ficam os Headhunters e esses não publicam essas vagas.

Você tem ideia de como está o mercado para o seu perfil? Se algo semelhante acontecesse com você amanhã, saberia por onde começar? O mercado de trabalho exige planejamento, e esse planejamento deve começar muito antes da demissão. E, não adianta pagar por um job hunter ou uma top consultoria de recolocação, porque as vagas pertencem ao mercado de trabalho e, é com ele que você precisa se relacionar e contruir confiança e isso leva tempo.

Profissionais que investem nisso há mais tempo, com uma marca pessoal forte são vistos com mais facilidade e podem ter mais oportunidades, tanto para um Plano A como para um Plano B. E dependendo do nível, setor ou área de atuação, conquistar uma nova posição pode demorar de 6 meses a 2 anos. E, nesse período, quem não se preparou sente os impactos por não pensar além de apenas enviar CV para vagas disponíveis no mercado de trabalho. Aqui cabe principalmente ter a consciência do: 1. Quem sou? 2. O que quero e 3. Para onde vou?

Tive uma cliente aqui na Starosky Consultoria que comentou: "Juliana eu sou uma generalista e quero estar aberta na busca por oportunidades." Então, lhe fiz a pergunta: "Quando você está com algum problema de pele, você vai em um clínico geral ou procura um dermatologista?" ... Então, ela me responde: "Vou até um dermatologista! Ah, entendi o que você quis me dizer!" - É exatamente sobre isso, o mercado quando vai procurar alguém, quer alguém ESPECIALISTA, depois que coloca para dentro o faz de um GENERALISTA. É só olhar as vagas que existem, são oportunidades muito específicas com as tais competências técnicas prevalecendo sobre as comportamentais, sendo muito honesta.

O mercado comunica que competências comportamentais são as que mais prevalecem. Contudo se fossem realmente importante, as vagas não fariam aniversário aqui nas plataformas e as empresas começariam a formar e desenvolver esses talentos que nem sempre tem tudo tecnicamente falando, o que elas querem, como: vir do setor, ter X anos de experiência, inglês fluente, formação na Nasa, entre outros.

Além de tudo isso, há os vieses inconscientes que ainda permeiam o mercado de trabalho. Idade, gênero, raça e até o tempo fora do mercado são fatores que podem influenciar diretamente na sua recolocação. É por isso que cuidar da sua marca pessoal é tão importante. Estar preparado é estar em vantagem em um mercado cada vez mais competitivo.

Alguns profissionais trazem aqui queixas que mudam de endereço como: "Juliana, me senti um criminoso ao sair da empresa a pessoa do RH ficou do meu lado e puxando o meu notebook da minha mão que era meu." ... "Trabalho no modelo híbrido, fui demitido por videoconferência e não me deixaram ir até a empresa para me despedir de meus colegas." ... "Não pude entrar na empresa para pegar minhas coisas, o RH desceu com uma caixa e me entregaram na portaria do prédio." ... Sem contatar um caso de um profissional que é um Gerente de Operações que foi demitido por engano, era para o RH fazer o desligamento do colega dele, mas se "enganou" e demitiu ele. Na verdade só antecipou por "engano" a lista dos profissionais que seriam desligados.

Então, vamos nos preservar porque as demissões existem desde que há o mercado de trabalho e agora ficou ainda mais fácil fazer isso, por parte das empresas. Você ainda veste apenas a camisa da empresa ou já começou a cuidar da sua própria marca? O que está fazendo hoje para garantir que, quando a mudança chegar, você estará pronto para dar o próximo passo? Não espere que a empresa o avise quando a demissão estiver próxima. O planejamento é a chave para enfrentar os imprevistos e seguir com confiança.

Aqui está a sugestão de uma tarefa prática para você, colocar em prática em sua Carreira:

  1. Reflita sobre a sua marca pessoal: Quando foi a última vez que você atualizou seu currículo e LinkedIn? Dedique 30 minutos hoje para revisá-los. Pergunte-se: "O que o mercado pensa de mim? Estou visível o suficiente?"
  2. Conecte-se com sua rede: Entre em contato com pelo menos três pessoas da sua rede, seja para uma conversa informal ou para buscar insights sobre o mercado. Avalie como essas conexões podem ajudá-lo a manter sua marca ativa.
  3. Avalie seu valor no mercado: Se você fosse desligado hoje, qual seria seu primeiro passo? Faça uma pesquisa sobre vagas na sua área, níveis salariais (veja o Glassdoor) e novas tendências (veja o que as empresas pedem nos descritivos das vagas). Esse exercício serve para entender onde você se posiciona e se há algo que precisa ajustar.
  4. Simulação de Entrevista: Encare como uma preparação para o inesperado. Participe de algum processo seletivo ou faça uma simulação de entrevista para avaliar suas habilidades de apresentação e construção de pitch.

"Cuidar da sua carreira hoje é garantir seu futuro amanhã. Não espere pela surpresa, construa sua marca e esteja sempre preparado." - Juliana Starosky

Uma vez um profissional me disse: "Juliana, o João consegue emprego fácil porque ele é marketeiro. É, ele é um bom profissional mas se vende muito, eu não sou assim a pessoa que olhe o meu Currículo e veja meu potencial."

Pois é, em um mercado tão competitivo, será que ainda podemos nos dar ao luxo de pensar assim? Fazer a construção da marca pessoal não é ser maketeiro, mas aprender a saber quem é você e como construir gradativamente uma confiança com o seu nicho de mercado.

Só mais dois casos para comprovar a importância desse processo de construção da marca pessoal em sua carreira para que você tenha um plano na hora de uma demissão.

Atendi um Diretor de Operações que acabou saindo da empresa onde estava por motivações particulares, devido ao tempo na busca por novos desafios, acabou aceitando uma oportunidade para Gerência de Operações, investiu em sua marca pessoal, através de seu posicionamento e construção de sua marca surgiu uma nova oportunidade onde o CEO pediu para entrevistá-lo com uma oferta para retornar a ser Diretor de Operações com um desafio bem interessante que ele acabou aceitando.

Já outros profissionais me trazem algo novo que reflete o Plano B, após se posicionarem em sua rede (nicho) obtém oportunidades de entrevistas, além de Palestrar, Mentorias, Consultorias e darem Aulas em Universidades. Pensando que a carreira tem um tempo de vida útil é fundamental ir se preparando quando você já ocupa um cargo que fica na mira de possíveis cortes devido ao salário que possui. Sim, muitas empresas estão desligando pessoas com altos salários e contratando pessoas mais "baratas". Elas pensam: "Se eu pago uma pessoa o salário de 30k por mês, posso ter alguém por 15k no lugar." Claro, elas não se preocupam muito com a qualificação, mas com o que muitas pensam hoje que é fazer mais com menos, reduzindo custos... Pois é, infelizmente, você é um custo para algumas empresas.

Pensem nisso!

Abraços,

Juliana Starosky

Fundadora, Starosky Consultoria

julianastarosky.com.br

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Quem sou?

Sou Juliana Starosky, com mais de 18 anos de atuação no mercado e muito motivada a ajudar profissionais que estão no nível Gerencial ao Executivo a trabalharem as suas carreiras através de sua Marca Profissional para que no final a escolha que venham a fazer lhe proporcione bem-estar e gere impacto em sua vida e família.

Quer saber mais? Entre em contato comigo aqui no LinkedIn ou E-mail: juliana@staroskyconsultoria.com.br ou WhatsApp: (11) 97319-9230, vamos agendar uma data e hora com 20min para uma breve apresentação.

Você é da área de RH de empresas ou Headhunter de consultorias de executive search? O que acha de avaliar nosso Book Executivo aqui da Starosky Consultoria, com profissionais que já foram avaliados por nós e quem sabe, seja o profissional que sua empresa esteja procurando! A recomendação é custo zero, não somos uma empresa de recolocação e sim com foco em Desenvolvimento de Carreira.

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