Aqui vão algumas dicas para entrevista.
Ao ser contatado por um headhunter para uma entrevista, antes de tudo tenha consciência de que headhunter não é “Deus” apenas tem muita experiência em selecionar e avaliar profissionais, através de perfis comportamentais e técnicos para a oportunidade em seu cliente.
Um profissional pode ser tecnicamente perfeito para determinada oportunidade, mas quando entrevistado infelizmente não fecha com o profissional idealizado para a empresa/cliente, devido ao perfil comportamental.
Outra dica bem reforçada no mercado é vir para entrevista no horário, e se tiver um imprevisto, por favor, ligue para o headhunter para comunicar. Pois, o headhunter segue uma agenda e normalmente sempre é uma correria.
Você já sabe que para uma entrevista, terno, gravata e tudo mais já fazem parte do pacote, você é o produto, então a primeira impressão é a que fica. Tenha um cartão de visita em mãos que tenha um link para sua rede social, assim seu perfil estará sempre atualizado.
Ao falar sobre sua experiência profissional, seja objetivo, procure não ser prolixo. Tenha um raciocínio claro e lógico de suas idéias e projetos desenvolvidos ao longo de sua carreira, como número de pessoas em sua equipe, etc.
Demonstre energia, por mais que esteja no mercado, e é mais do que compreensível o seu momento, é necessário fazer um esforço para causar uma boa impressão.
Investigue com o headhunter a empresa, procure saber o porte, número de funcionários, segmento e atividades a serem desenvolvidas. Tenha certeza de que a oportunidade realmente lhe é interessante.
Ao ser questionado sobre sua saída da empresa e tudo mais, nunca critique a última empresa ou gestor, por mais que tenha seus motivos, precisamos aprender a política de boa convivência, demonstrando assim inteligência emocional.
Esclareça todas suas dúvidas na entrevista, caso o headhunter não tenha sido claro, é seu direito.
Após entrevista, tenha certeza de que o headhunter tenha gostado de seu perfil, pergunte se você será apresentado para a empresa cliente e uma expectativa de prazo para um feedback. Isso diminui a ansiedade e faz com que você esteja livre para avaliar outras oportunidades no mercado de trabalho.
Como o mercado brasileiro esta aquecido, deixe claro para o headhunter caso esteja participando de outros processos seletivos e o status da sua evolução no processo, pois a informação será comunicada a empresa cliente.
Você foi comunicado que terá uma entrevista na empresa cliente, que ótimo! Siga as mesmas dicas, boa aparência, se comunique de maneira objetiva, seja claro sobre suas expectativas.
Normalmente um processo seletivo para executivos tem costume de demorar um pouco, entre 2 a 2,5 meses até mais, devido ao negócio. Os demais projetos são rápidos, demoram 1 mês para serem finalizados. Claro, depende do momento econômico/financeiro da empresa/cliente.
Caso você tenha feito todo o processo, entrevista com o headhunter, entrevista na empresa e infelizmente não deu certo. Calma, agora você esta no radar de mais um headhunter que irá lhe contatar caso tenha uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
O mercado funciona assim, não é só perfil técnico e comportamental que decidem uma contratação, é a empatia também. Então, determinada empresa só irá optar por lhe oferecer uma proposta se você causar empatia com o gestor (interno) contratante.
Acompanhe em breve:
“Recebi uma proposta de trabalho, como fazer a negociação salarial?”
Olá Juliana!
ResponderExcluirApós a entrevista qual o papel e responsabilidade que cada um deve ter (Headhunter/Candidato)? Pergunto porque participo de processos seletivos e nem sempre tenho retorno dos Headhunter, procuro de forma proativa obter informações sobre o processo.
Oi Rafael,
ResponderExcluirExcelente pergunta!
Então, o papel do Headhunter é posicionar semanalmente o status do processo ao candidato, seja por telefone, seja por e-mail.
O papel do Candidato é, caso não tenha recebido esse status, entrar em contato por telefone ou e-mail perguntando como esta o processo.
Muitas vezes o Headhunter aguarda obter uma resposta de seu cliente que nem sempre é rápida, por esse motivo, demoramos em tomar a decisão final. Como o nome já diz, é um processo que pode demorar uma semana, como dois meses.
Cada caso, é particular.
Espero ter lhe auxiliado.
Forte abraço,
Juliana Starosky
Ficou claro !
ResponderExcluirMuito obrigado