Por Juliana Starosky
Saiba como você pode se proteger de falsos empregos divulgados na internet.
Muitos profissionais tem certo receio de ir para uma entrevista de emprego e outros estão precisando tanto de uma nova oportunidade que se arriscam.
Existem casos reais de profissionais que foram abordados por empresas em outros estados e países e ao ligar na empresa para sondar sobre a vaga, a pessoa que ligou não existia ou foram convidados para um processo de Recolocação ou Coaching de Carreira. Salvo, os mais delicados que são os sequestros.
Atualmente, com a facilidade de comunicação via internet e grupos de WhatsApp podemos ter acesso a diversas vagas que podem ser atrativas, porém não reais. O que acontece, é que algumas consultorias utilizam dessa prática para captar Currículos para seu banco de talentos e outras querem oferecer serviços de Recolocação ou Coaching de Carreira.
Mas, essa prática é ética?
Minha resposta: Não!
JAMAIS uma consultoria pode atrair seu cliente potencial "vendendo" o que não possui "emprego".
JAMAIS uma consultoria pode atrair seu cliente potencial "vendendo" o que não possui "emprego".
Então, saiba como se prevenir de falsos empregos?
Minha dica é que, sempre que for abordado para uma entrevista concorrendo a uma vaga, tenha certeza de que você não terá nenhum custo envolvido.
- "Agradeço imensamente o contato de vocês, fiquei verdadeiramente interessado (a). Mas, para prevenir problemas que já enfrentei em alguns momentos, gostaria de saber se terei algum custo neste processo?"
- Importante: Peça o nome completo e perfil do LinkedIn de quem esta lhe contatando para verificar a existência do profissional - normalmente, os profissionais não "mentem" nesta rede social - "espera-se que não"
- Caso ainda tenha insegurança: Ligue na Consultoria ou Empresa na área de Recrutamento & Seleção para saber se o profissional trabalha na empresa informada. Tenha total cordialidade e sigilo no contato apenas com profissionais da área de Recrutamento & Seleção para explorar melhor as informações sobre a vaga.
Quem trabalha de forma ética, esta totalmente acostumado com essas perguntas e terá consciência de que existem práticas de chamar profissionais para vender serviços de carreira, vendendo uma vaga que não existe.
Então, não tenha receio em perguntar!
Mesmo, você tendo feito a pergunta e uma situação destas ocorrer, procure anotar o nome da consultoria e ir no Reclame Aqui para fazer a denúncia. É um direito seu, denunciar quem não atua de forma ética e ajudar outros profissionais a se preservarem.
No Brasil existem diversos profissionais e consultorias sérias que podem ajudar você no momento de sua transição de carreira, e JAMAIS utilizam desta abordagem da "vaga não existente" para atrair você.
Comentários
Postar um comentário