Por Juliana Starosky
Invista em sua carreira e comece pela elaboração de um Currículo que retrate o verdadeiro profissional talentoso que é.
O currículo é a primeira ferramenta que o profissional terá de contato com a sua experiência profissional. Então, é importante que você gaste tempo ou invista em um profissional qualificado para descrever sua carreira de forma construtiva e atrativa para o mercado de trabalho.
Existem profissionais que dedicam seu tempo em desempenhar um excelente trabalho, mas esquecem de anotar e lembrar o que desenvolveram nas empresas. E, somente na hora do “sentimos muito, mas nossa empresa passará por uma reestruturação e infelizmente precisamos desligar você” que surge aquele desespero. Então, se recorre ao google e existem milhares de modelos prontos para se usar e trilhões de dicas de especialistas e gurus de carreira. Contudo, não há alguém “ser humano” ouvindo outro “ser humano” especialista em ouvir você e transportar para um Currículo o que você conquistou.
Ao longo da carreira já li tantos Currículos que já perdi a conta, na grande maioria no nível de Coordenação à Executivos de todos os mercados. O que mais impressiona são talentos que conseguem colocar em um único papel:
1. Manter sempre o Currículo atualizado:
É importante que tenha consciências das nomenclaturas atuais sobre sua atuação e funções que desenvolve na empresa. Procure reservar um tempo para isso, pelo menos de 3 em 3 meses anote para não perder nada.
2. Tenha o Link para o perfil do seu LinkedIn:
Coloque um link direto para o seu perfil, importante que se preocupe em ter uma foto adequada e profissional. Afinal, é essa a imagem que quer passar. Pode ter certeza de que as empresas costumam “fuçar” as redes sociais para saber melhor quem é você, independente do cargo que tenha e nível que esteja.
3. Tenha um Objetivo:
Escreva o que realmente você quer em sua carreira como exemplo: Gerência de Vendas | Canais Diretos no segmento Farmacêutico em São Paulo e Região. Assim, você pode dar foco ao que busca caso tenha um objetivo. Caso não, deixe apenas os cargos que busca sem mencionar os segmentos.
4. Escreva um Resumo de Qualificações:
Tenha um resumo de sua carreira, desde tempo de atuação, último cargo, segmentos e empresas onde atuou. Depois, acrescente tudo o que fez de mais importante em sua carreira para que o mercado faça uma fotografia de quem é você e onde você se encaixa. 86% dos profissionais são selecionados pelo Resumo de Qualificações, quando bem escrito.
5. Formação | Idiomas | Cursos e Certificações:
Procure não mentir, muitos profissionais acabam mentindo sua formação ou até mesmo omitindo por atuarem na área de Exatas e terem formação em Humanas. Tenho um autojulgamento. Não faça isso, seja honesto consigo mesmo. Coloque o curso a escola e ano de formação em ordem decrescente. Não importa se a sua universidade é ou não de primeira linha. Esse quesito já caiu por terra uma vez que as empresas estão querendo profissionais com Competências Técnicas e Comportamentais compatíveis com o seu negócio.
6. Experiência Profissional:
É um grande mito que o CV deve ter apenas 2 páginas. Imagine um profissional com mais de 22 anos de experiência conseguir colocar tudo em 2 páginas. Também, não faça em 10 páginas. Na verdade, não existe limite. Você deve colocar o mês e ano de entrada e saída das empresas, além da empresa que atuou e desafios que exerceu na empresa. Importante não esquecer os resultados que obteve nas empresas aqui está o seu diferencial.
7. Ter Consciência:
É importante todo profissional ter consciência de que o mercado costuma buscar profissionais com experiência no seu negócio. Salvo alguns casos que pretendem oxigenar. Procure sempre ter uma estratégia e seja profissional ao máximo. Não basta enviar apenas 10 CV´s por dia, é importante entender para quem envia e se você está adequado ao perfil da vaga. Tempo, resiliência, metodologia de carreira e foco são os melhores amigos nesse momento.
Não há solução mágica, existe muito trabalho! Em algum momento você irá colher os frutos de suas sementes.
Comentários
Postar um comentário