Tenho visto profissionais que buscam autoconhecimento para o seu desenvolvimento e outros estão no piloto automático. E então, qual o resultado disso? O que me diz?
Você sabia que um psicólogo americano chamado Barry Schawartz da Faculdade Swarthmore, do Centro de Psicologia Penn desenvolveu uma pesquisa com colegas onde definiram 3 definições de trabalho?
1. EMPREGO: que são as coisas que você faz por dinheiro. Quando seu foco é apenas sustentar sua família. São profissionais que estão em Trabalhos que não gostam muito, mas encontram dignidade porque tem um salário fixo para sustento da família.
2. CARREIRA: é diferente de emprego porque sugere que você tenha uma espécie de escada, onde você passa por estágios. Você avança com diferentes promoções e aumento de salários ao longo do percurso.
3. CHAMADO| TRABALHO SIGNIFICATIVO: a tal vocação, é o trabalho que você faz porque dá a sua vida, um sentido de propósito, um significado de enorme interesse.
Foi realizada uma pesquisa com faxineiros de um hospital e foi encontrado as 3 formas de trabalho, cada um possuía uma. E isso, impactava na carreira dos profissionais, positivamente e negativamente. Porque uns, não gostavam de fazer faxina e muito menos do cheiro do hospital - estavam ali pelo EMPREGO. Outros tinham a ambição de crescer de função e sair da faxina - CARREIRA. E os que por terem familiares com doenças terminais ou serem pessoas que buscavam desenvolver o senso de gratidão por alguma situação em sua vida, buscavam apenas o CHAMADO.
Então, podemos entender que não é o trabalho que dá significado ao trabalho. São os profissionais contratados que fazem o trabalho que dão significado real ao trabalho. O sucesso em sua carreira, a felicidade irá surgir quando você souber encontrar o que realmente você procura e aceitar verdadeiramente sua condição atual, sem frustrações. O seu trabalho se encaixa em sua história de vida, como se encaixa no contexto de suas crenças e valores.
Bom, mas e como você pode se utilizar das 3 definições de trabalho?
Simples, quando você conseguir equilibrar os 3 itens você terá Felicidade no Trabalho = completa realização.
Vou ser mais objetiva: Quando você conseguir que os outros lhe paguem pelo seu trabalho + O trabalho que você usa seus talentos e fortalezas (no que você é realmente bom em fazer) + Neste trabalho você sente-se inspirado e não vê o tempo passar = Encontro do Equilíbrio.
Você precisa ter consciência de que não existem empregos perfeitos e muito menos gestores perfeitos, até mesmo porque nem nós somos perfeitos. O que precisamos aproveitar com tudo isso, com a tal crise exterior, é desenvolver autoconsciência e trabalhar a verdadeira crise interior que impera anos em nossas vidas. Profissionais extremamente qualificados se sabotam em suas carreiras por não se sentirem merecedores e tentam encontrar motivos para encontrar problemas, quando na realidade não existem. E, se existem se entregam ao sentimento de "fracasso e frustração".
Pense com o cérebro racional e fuja um pouco do cérebro emocional, aprenda a respirar a meditar e saia da loucura que se tornou o mercado de trabalho. Coloque seus sonhos na mesa, e trace um plano de ação: Onde estou hoje e onde quero chegar? Quanto tempo levarei para isso? Quem pode me ajudar? Quais os meus ganhos? Quais as minhas perdas?
O que o psicólogo americano descreveu em seu conceito de trabalho é fantástico, separar e racionalizar o que até então, estava no campo emocional – no piloto automático.
Agora lhe pergunto: O que você vai fazer hoje para verdadeiramente sair da zona de conforto e ter consciência de onde se encontra e onde deseja chegar?
Juliana Starosky
Fundadora e Sócia Diretora
Boutique em Career Consulting
Celular: (11) 97319-9230
Skype: juliana_starosky
Moema - São Paulo – SP
Comentários
Postar um comentário