Pular para o conteúdo principal

Por que não somos felizes o tempo todo na carreira?

 Por Juliana Starosky

Em um mundo que frequentemente nos empurra para a busca incessante pela felicidade, pode parecer contraintuitivo admitir que não somos felizes o tempo todo. Especialmente no contexto da nossa carreira, essa busca pode se tornar ainda mais desafiadora. No entanto, é vital reconhecer que a verdadeira satisfação vem de encontrar significado e propósito no que fazemos, e não apenas de momentos de alegria efêmera.

A felicidade no trabalho não é uma constante; ela flutua. Haverá dias de realização e dias de frustração. Aceitar essa realidade não é um sinal de fracasso, mas uma compreensão madura de que o trabalho, como a vida, tem seus altos e baixos. O segredo está em encontrar valor nessas experiências, aprendendo com elas e permitindo que elas nos moldem.

O significado no trabalho vai além da busca pela felicidade. Ele se encontra nas contribuições que fazemos, nas conexões que estabelecemos e no crescimento pessoal que experimentamos. Quando nosso trabalho ressoa com nossos valores e paixões, ele nos preenche de maneiras que a felicidade momentânea não pode.

Parte de encontrar significado em nossa carreira envolve fazer escolhas conscientes. Isso significa reconhecer quais aspectos do nosso trabalho nos trazem satisfação e quais nos drenam. Às vezes, isso pode significar tomar decisões difíceis, como mudar de carreira ou rejeitar oportunidades que não se alinham com nossos valores. Essas escolhas, embora desafiadoras, são cruciais para construir uma carreira gratificante.

Vamos pensar sobre a adaptabilidade e flexibilidade são habilidades essenciais na busca por significado. O mundo está em constante mudança, assim como nossas paixões e interesses. Estar aberto a novas experiências e disposto a aprender é fundamental para manter nossa carreira alinhada com o que nos faz bem. Você precisa ter consciência ai do outro lado, o que é tolerável e não para você manter o emprego que possui hoje, se isso está lhe custando sua saúde mental e física, o botão amarelo já está ligado! Então, você precisa listar ações para as possíveis mudanças que necessita para buscar qualidade de vida.

Mas, saiba que nem sempre a jornada profissional é marcada por uma felicidade constante e inabalável. Temos sim, muitas frustrações, até porque a nossa expectativa pode ser muito alta e não alinhada ao momento e cultura da empresa. Reconhecer isso não apenas nos humaniza, mas abre caminhos para explorarmos profundamente o que realmente valorizamos em nossa carreira. É uma jornada de autoconhecimento, escolhas conscientes e, acima de tudo, de busca por significado.

Quero compartilhar como caso prático a história de um Diretor de Vendas de uma grande indústria multinacional no segmento de equipamentos. Ele chegou até a mim com um dilema comum, mas profundamente pessoal. "Estou bem no trabalho," ele começou, "Juliana, existem momentos que não sou 100% feliz, mas entendo. No entanto, quero entender exatamente o meu valor e o que há no mercado de trabalho. Valorizo a empresaa porque estou há muito tempo, mas valorizo estar no modelo híbrido e quero crescimento e não vejo mais oportunidades nesse momento."

Esse diretor, apesar de sua posição de sucesso e reconhecimento, buscava mais do que a satisfação momentânea; ele procurava compreender seu verdadeiro valor no vasto universo profissional e também a sua qualidade de vida em poder buscar e levar sua filha pequena para a escola. Sua jornada não era movida por insatisfação, mas por uma busca por autoconhecimento e possíveis novos horizontes que alinhassem ainda mais com seus valores pessoais e profissionais.

A história do Diretor de Vendas ressalta a importância de fazer escolhas conscientes sobre nossa carreira. Refletir sobre nosso valor e explorar o mercado de trabalho não são sinais de ingratidão ou descontentamento, mas etapas essenciais para garantir que continuamos crescendo e nos desenvolvendo de maneiras que são significativas para nós. Afinal, você deve estar no controle do que lhe faz bem e não terceirizar isso para a empresa, mas ter a consciência de que possivelmente ambos possam estar alinhados na mesma sintonia e tudo bem, vida que segue.

Essa flexibilidade e a vontade de explorar novas oportunidades são cruciais. O mundo corporativo, assim como nossas aspirações e necessidades, está sempre em evolução. Estar aberto a mudanças e novos aprendizados pode revelar caminhos inesperados que nos levam a uma satisfação mais profunda e duradoura.

A carreira do Diretor de Vendas nos ensina que não precisamos estar felizes o tempo todo para ter uma carreira gratificante. O que realmente importa é estarmos alinhados com nossos valores fundamentais e estarmos dispostos a explorar novas possibilidades. Assim, mesmo em momentos de incerteza ou insatisfação temporária, podemos encontrar conforto e direção na busca contínua por significado. Ah, no final do projeto ele optou por ficar na mesma empresa que estava, não avaliando novos desafios que estavam sendo "mais do mesmo."

Afinal, buscar ser feliz o tempo todo pode nos colocar numa corrida sem fim. Na verdade, essa constante procura pela felicidade pode acabar nos deixando mais insatisfeitos. A vida, especialmente no trabalho, é feita de altos e baixos. Quando tentamos ignorar os momentos piores, perdemos a chance de aprender com eles. Aceitar que nem todo dia vai ser perfeito nos ajuda a valorizar as pequenas alegrias e a crescer com os desafios. A verdadeira mágica está em encontrar significado nas experiências do dia a dia, mesmo naquelas que não são tão felizes. Isso nos torna mais completos e, paradoxalmente, mais felizes no longo prazo.

Agora, tenho algumas perguntas para lhe fazer:

1. Como você passa por aqueles dias em que nada parece dar certo no trabalho? Tem algum truque ou forma de pensar que te ajuda a ver o lado bom desses momentos?

2. O que faz você sorrir durante o trabalho, mesmo nas tarefas mais simples ou nos dias mais corridos?

3. Você já passou por alguma situação difícil no trabalho que, olhando para trás, te fez crescer ou mudou sua maneira de ver as coisas? Como foi isso para você?

No fim das contas, não precisamos estar felizes o tempo todo para ter uma carreira gratificante. O que precisamos é encontrar significado nas coisas que fazemos e fazer escolhas que ressoem com quem somos. Ao abraçarmos essa jornada com abertura e curiosidade, podemos construir uma vida profissional que não apenas nos sustenta, mas também nos enriquece.

"A verdadeira mágica está em encontrar significado nas experiências do dia a dia, mesmo naquelas que não são tão felizes. Isso nos torna mais completos e, paradoxalmente, mais felizes no longo prazo."

E, caso precise de ajuda para ter insights em sua carreira, encontre algum mentor em sua carreira, seja na sua empresa ou externamente. Mas, o importante é se fazer perguntas para encontrar as suas respostas e aliviar as suas ansiedades e baixar a sua expectativa sobre a idealização do mercado de trabalho.

Quem sou:

Sou Juliana Starosky, fundadora da Starosky Consultoria de RH, uma boutique especializada em Capital Humano. Com mais de 18 anos de experiência em Executive Search, dedico minha carreira a ajudar gerentes e executivos a construir e fortalecer seus branding pessoais e profissionais. Minha paixão é conectar talentos excepcionais a organizações que valorizam a excelência e a inovação.

Na Starosky Consultoria de RH, adoto uma abordagem personalizada, comprometida em entender as necessidades únicas de cada cliente. Acredito que o sucesso em minha área vem da combinação de experiência profunda, empatia e uma abordagem prática, características que aplico em todos os projetos que lidero.

Além de minha vida profissional, sou mãe, esposa e filha de um produtor do agronegócio. Esses papéis enriquecem minha vida, trazendo uma perspectiva única e realista que influencia profundamente meu trabalho. Para mim, equilibrar minha carreira com uma vida pessoal plena não é apenas importante, é essencial para quem sou.

Tenho alguns convites para você que tem interesse sobre Carreira, Mercado de Trabalho e Mundo dos Negócios:

👉🏻 Siga minha página no LinkedIn, no link ao lado: https://www.linkedin.com/in/julianastarosky/

👉🏻 Assine a Newsletter | Headhunter da Carreira, no link ao lado: https://www.linkedin.com/build-relation/newsletter-follow?entityUrn=6873609766317383680

O que ofereço para:

Soluções para Gerentes e Executivos:

  1. STAR Career Hunter: O programa STAR Career Hunter oferece soluções abrangentes para Gerentes e Executivos que desejam se destacar no mercado de trabalho. Com foco em autoconhecimento e estratégias de marca pessoal, você ampliará sua visibilidade para headhunters e empresas, impulsionando sua carreira de forma assertiva.
  2. Consultoria de Carreira: Personalize sua carreira e destaque-se no mercado com nossos serviços de Consultoria de Carreira, como: ▪ Currículo atrativo, ▪ LinkedIn memorável ▪ Simulação de entrevista ▪ Assessment DISC
  3. Mentoria de Carreira: Oferecemos a flexibilidade de contratar reuniões individuais conforme sua necessidade. Tenha um mentor dedicado para esclarecer dúvidas, fornecer orientação e desenvolver estratégias personalizadas para sua carreira. Escolha entre opções semanais, quinzenais ou mensais, garantindo suporte contínuo em sua busca por crescimento profissional.
  4. Coaching de Carreira: Coaching de carreira é uma técnica que utiliza perguntas poderosas e ferramentas de apoio para ajudar os indivíduos a alcançarem seus objetivos profissionais e desenvolverem seus potenciais.

Soluções para Empresas:

  1. STAR Career Transition: O STAR Career Transition é um programa humanizado e muito prático individualizado que ajuda o profissional a ser o protagonista de sua carreira, seja na busca por novo emprego, abrir um negócio próprio ou em sua aposentadoria.
  2. Palestras: ▪ Branding Profissional ▪ Gestão da Carreira ▪ LinkedIn para Carrreira ▪ Construíndo o Plano B ▪ Empreendedorismo ▪ Felicidade na Carreira ▪ Como construir e gerenciar um Networking
  3. Mentorias: ▪ Executivos e Gerentes individuais Clique aqui e fale comigo no WhatsApp



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Briefing para profissionais em busca de recolocação ou nova colocação.

Prezados Amigos, Encaminho para quem tiver interesse e necessidade de um modelo de briefing profissional para encaminhar ao seu networking em busca de uma nova colocação ou recolocação profissional. O Briefing pode ser encaminhado tanto por e-mail, como pelos grupos profissionais do LinkedIn. Desejo sucesso em suas buscas. Grande abraço, Juliana Starosky Consultora em Gestão de Talentos LinkedIn:  http://br.linkedin.com/in/julianastarosky           ____________________________________________________ Prezado XXX, Tomo a liberdade em contatá-lo, pois sou Executivo na área de XXX e atualmente estou buscando apoio a uma nova colocação e/ou recolocação em meu projeto de continuação de carreira. Possuo desenvolvimento de carreira em empresas multinacionais e nacionais como: XXXX, YYYY, ZZZ e MMMM. Experiência profissional há XX anos no mercado de alta tecnologia, mais especificamente no segmento de XXX. Desenvolvimento de soluções tecnológicas em redes de voz, dados e víd

Planeje sua carreira!

  Olá Profissional, a dica é assumir o controle dentro do possível, e ter um planejamento e direcionamento em sua vida profissional.

Emoções na pandemia

Durante a pandemia muitos profissionais estão se queixando de diversas emoções pela dificuldade de lidar com elas. Calma, tudo isso é comum e cabe a você buscar apoio de um psicólogo especializado em saúde mental.  Algumas empresas estão oferecendo esse benefício, já outras não! Então cabe a você cuidar de sua mente e corpo. Aqui tenho parceria com profissionais de alto nível e com CRP ativo, que prezam pela ética profissional e confidencialidade durante o processo do atendimento online.  #julianastarosky #terapia #pandemia #psicologo