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Conheça 11 mitos e verdades sobre o coaching executivo

Orientação profissional se populariza, mas ainda causa dúvidas sobre o seu objetivo. Veja a lista do iG com os mitos mais comuns quando o assunto é coaching Murilo Aguiar   - iG São Paulo   |  05/08/2013 06:00:00 Há alguns anos a palavra coaching (do inglês, treinamento ou instrução) já faz parte do vocabulário empresarial quando o assunto é aprimoramento de habilidades. No entanto, poucas pessoas realmente sabem quais são os objetivos deste trabalho. O uso contínuo da palavra coaching em situações equivocadas faz com que este exercício seja popularizado e confundido com outras práticas, como a tutoria e a terapia. Thinkstock/Getty Images Coaching é uma prática que vem gerando muitos mitos ao longo dos anos Por definição, o coaching é um processo em que o profissional (coach), por meio de perguntas assertivas e exercícios práticos, leva o cliente (chamado de coachee) a encontrar soluções para sua necessidade e desenvolver competências. Porém, a confus...

Mulheres ganham 31% mais que homens na área de marketing, revela pesquisa

Levantamento do serviço SalárioBR apontou sete profissões em que o público feminino tem rendimentos maiores. Construção civil e marketing são destaques iG São Paulo   |  11/06/2013 18:26:00 Thinkstock/Getty Images Analistas de construção civil do público feminino recebem até 19% mais que os homens No cargo de analista de marketing, as mulheres recebem um valor 31% maior que os homens: o salário médio delas é de R$ 3.005,01, contra R$ 2.300,97 dos rendimentos masculinos, revelou um levantamento do serviço de pesquisa de salários e cargos SalárioBR. A pesquisa mostrou também outros seis cargos em que o público feminino leva a melhor no quesito rendimentos. É o caso do analista de construção civil, em que as mulheres recebem até 19% a mais. Já na área de engenharia de automação, o salário é até 12% maior. Leia também:   Pesquisa mostra que salários crescem, mas remuneração variável cai Com rendimento 3% superior, as mulheres se destacam nas funções de diret...

Amadurecer a ideia

Muitas empresas ainda não veem os profissionais mais velhos como alternativa para vencer a escassez de talentos Lins, da PwC: não há base científica que comprove a redução da produtividade do profissional mais velho As mudanças demográficas das últimas décadas apontam para uma perspectiva de rápido envelhecimento da força de trabalho brasileira. Estima-se que, em 2040, 57% da força de trabalho será composta por profissionais com mais de 45 anos. No entanto, o ganho de experiência que vem com a idade nem sempre é bem aproveitado pelas empresas - seja como capacidade de vislumbrar saídas para problemas como o apagão de mão de obra qualificada, seja como ser encarada como força de trabalho. "Não há como ignorar os efeitos da mudança demográfica no Brasil no mercado de trabalho. É um dado concreto. Já na próxima década será possível perceber esse novo desenho mais claramente", explica o sócio da PwC Brasil e líder de gestão do capital humano, João Lins. Além do problema...

O que eles aprenderam

Executivos contam algumas lições que tiveram na lida diária com pessoas Não é fácil carregar a tarefa de estimular os colaboradores, treiná-los e levantar a bandeira dos valores das companhias em um mundo em constante alteração. O papel do RH é cada vez mais solicitado. Ele é o agente responsável por conduzir as mudanças, as estratégias e investir no espírito inovador das empresas, sem deixar de lado os trabalhos cotidianos do setor.  Para saber como é estar no front e quais são as consequências dessa atuação e seus aprendizados, ouvimos alguns executivos de recursos humanos e gestores de pessoas de empresas de distintos segmentos. Eles falam sobre os desafios e aprendizados que percorreram ao longo da carreira. Confira: Importância dos gestores Daniela Mendonça, diretora de serviços da LG Sistemas  "Ao longo da minha vida profissional, venho ratificando uma convicção que cultivo há algum tempo: a importância da gerência nas empresas. Os gestores têm como responsabi...

Reinventar-se sempre

Dez dicas que ajudam a liberar a inovação em você e, de quebra, a melhorar sua carreira Por Robson Vitorino* A inovação não é uma coisa que simplesmente surge. Ela depende de processos, de variáveis e parâmetros cujo conhecimento permite concebê-la como um processo racional, mensurável e gerenciável. É sempre importante registrar que inovação é diferente de invenção. A invenção é caracterizada pela criação de uma ideia potencialmente geradora de benefícios comerciais, mas não necessariamente realizada especificamente em forma de produtos, processos ou serviços. A invenção torna-se inovação quando é implementada e, consequentemente, comercializada. A inovação é a invenção que encontrou uma utilidade prática e demanda do mercado. É quando o protótipo se transforma em produto comercializável. Confira, a seguir, dez dicas que fortalecem o clima de inovação na empresa e, a reboque, ajudam a melhorar sua carreira. 1 >  Abandone a "cultura do especialista". O espe...

Na ponta do dedo ou na palma da mão

Confira dez aplicativos para gerenciar o conhecimento nas empresas por Felipe Falleti Aplicativos permitem gravar conteúdo de reuniões, enviar alertas para equipes que estudam juntas e até criar um microblog para disseminar informações corporativas por vários departamentos de uma empresa. Fizemos uma lista com 10 apps imperdíveis para quem quer melhorar o conhecimento na empresa. Yammer Apelidado de "twitter do mundo corporativo", o Yammer é uma plataforma desenhada para melhorar a colaboração entre os funcionários de uma empresa e disseminar o conhecimento corporativo por toda a organização. Como sugere seu apelido, a aplicação atua como uma espécie de microblog, em que cada usuário posta os projetos em que está trabalhando, as tarefas realizadas e os resultados obtidos. Como todos seguem seus pares e lideranças, a consulta diária à timeline do Yammer permite que todos os funcionários de uma empresa ou time fiquem inteirados sobre o que colegas dediferentes departam...

Rumo ao controle emocional da equipe

Sete passos para a prática da liderança positiva Minoro Ueda Imagine a correnteza de um belo rio que está levando um belo barco em direção ao mar. O vento é refrescante e podemos ouvir até mesmo o deslizar do barco sobre a água. Em algumas horas, esse barco chegará ao seu destino: o mar aberto. Podemos dizer que a embarcação está fluindo em harmonia com as águas e por isso a consideramos uma imagem agradável. Contudo, o barco vai se aproximando de algumas rochas e fica preso, atrasando a viagem. Nessa hora, os tripulantes devem tomar alguma atitude para manter a fluidez da embarcação. Essa é uma imagem simples que pode ser traduzida para o ambiente corporativo. Muitas vezes, ouço pessoas dizendo que o dia não passa, que as coisas não funcionam, que nada está fluindo. Ora, o que isso quer dizer? O que seria fluir? Por que o tempo não passa? O ser humano foi feito para fluir, para se movimentar livremente entre as situações. Entretanto, o que vemos é um grande desânimo quando...