Executivos contam algumas lições que tiveram na lida diária com pessoas
Não é fácil carregar a tarefa de estimular os colaboradores, treiná-los e levantar a bandeira dos valores das companhias em um mundo em constante alteração. O papel do RH é cada vez mais solicitado. Ele é o agente responsável por conduzir as mudanças, as estratégias e investir no espírito inovador das empresas, sem deixar de lado os trabalhos cotidianos do setor. Para saber como é estar no front e quais são as consequências dessa atuação e seus aprendizados, ouvimos alguns executivos de recursos humanos e gestores de pessoas de empresas de distintos segmentos. Eles falam sobre os desafios e aprendizados que percorreram ao longo da carreira. Confira:
Importância dos gestores
Daniela Mendonça, diretora de serviços da LG Sistemas |
Vivenciar o negócio
"O meu maior aprendizado foi reconhecer que, muitas vezes, diferentemente do que se propõe ou discursa, é o próprio RH que impede ou dificulta mudanças importantes para as pessoas, empresas e até sociedade. É preciso vivenciar o negócio, o ambiente de inovações, assumir riscos, quebrar paradigmas e empreender. Quando comecei a trabalhar com sustentabilidade, pude experimentar tudo isso, o que me trouxe um novo olhar para a área. O RH precisa ser menos 'centro de tradições'. Deve assumir a vanguarda, provocar e construir novas soluções para os desafios humanos e organizacionais."
Beatriz Pacheco, diretora de RH da Porto Seguro
Estar presente sempre
Estar presente sempre
Denílson Lima, diretor de RH da Pfizer Brasil |
Alinhar valores
"O maior aprendizado ao longo dos 20 anos na área organizacional foi e continua sendo quanto aos valores. Quando há o alinhamento dos seus próprios valores com os da empresa, realiza-se um trabalho integrado - pessoas e resultados. E uma das questões mais evidentes aqui na Proxis é que acreditamos que, conhecendo as pessoas, suas motivações e suas necessidades, podemos criar um clima favorável ao bem-estar e atingir resultados. Competências como comunicação, relacionamento, conhecimento das pessoas e conhecimento do negocio são fundamentais, e aqui acontece na prática."
"O maior aprendizado ao longo dos 20 anos na área organizacional foi e continua sendo quanto aos valores. Quando há o alinhamento dos seus próprios valores com os da empresa, realiza-se um trabalho integrado - pessoas e resultados. E uma das questões mais evidentes aqui na Proxis é que acreditamos que, conhecendo as pessoas, suas motivações e suas necessidades, podemos criar um clima favorável ao bem-estar e atingir resultados. Competências como comunicação, relacionamento, conhecimento das pessoas e conhecimento do negocio são fundamentais, e aqui acontece na prática."
Roseli Faria, gerente de talentos humanos da Proxis
Construir confiança
Construir confiança
Fernando Viriato, diretor RH Accor América Latina |
Fonte: Revista Melhor Gestão de Pessoas
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